O piloto , da Sauber, abandonou a prova principal do , no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na zona sul da , após sofrer um toque na primeira volta, neste domingo (9/11). O retrospecto do circuito mostra, no entanto, que a prova não é gentil com brasileiros que estão estreando em casa.
Bortoleto abandonou a prova após ser atingido pelo canadense Lance Stroll, da Aston Martin. Mas esta não é a primeira vez que um piloto brasileiro deixou de pontuar na estreia em casa. O mesmo aconteceu com Nelson Piquet, , Rubens Barrichello e Felipe Massa (veja mais abaixo).
O único a ter um grande triunfo em sua estreia no GP São Paulo, na época chamado GP Brasil, foi Emerson Fittipaldi, em 1973, quando corria pela John Player Team Lotus. Na ocasião, o piloto venceu a prova – resultado que ele repetiu no ano seguinte, em 1974. A partir de então, mais nenhum brasileiro pontuou na estreia em Interlagos.

7 imagens





Fechar modal.

![]()
1 de 7 Bortoleto abandonou a prova do GP São Paulo, em Interlagos, após sofrer toque de Lance Stroll na primeira volta Rudy Carezzevoli/Getty Images
![]()
2 de 7 Profissionais trabalham para deixar carro de Bortoleto pronto para o GP deste domingo (9/11) Sam Pancher/ Metrópoles
![]()
3 de 7 Gabriel Bortoleto, piloto da Fórmula 1 pela Sauber, no media day do GP São Paulo 2025 Sam Pancher/Metrópoles
![]()
4 de 7 Bortoleto quebrará jejum de oito anos sem brasileiros em Interlagos na Fórmula 1 Peter Fox/Getty Images
![]()
5 de 7 Bortoleto foi o 5º colocado.
![]()
6 de 7 Bortoleto, Alonso e Verstappen Mark Sutton - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
![]()
7 de 7 Binotto seré chefe da Audi em 2026, equipe de Bortoleto Rudy Carezzevoli/Getty Images
Retrospecto de pilotos brasileiros na estreia em Interlagos
Assim como Bortoleto, Piquet abandonou a primeira prova da qual participou no circuito paulista, em 1979, após tocar em um carro adversário.
Senna, que estreou em corridas brasileiras em 1984, quando as etapas ainda eram realizadas no Rio de Janeiro, no circuito de Jacarepaguá, também abandonou a prova. Ele dirigia pela Toleman e o carro parou de repente.
O ídolo do automobilismo brasileiro correu pela primeira vez em Interlagos em 1990. Naquele ano, ele também sofreu um toque de um adversário e precisou trocar o bico do carro, o que o levou para o fim do grid.
Senna, no entanto, conseguiu voltar para a prova e fez uma corrida de recuperação, terminando em 3º lugar.
Além de Piquet e Senna, Barrichello também abandonou a primeira corrida que fez em Interlagos, em 1993, após uma pane no câmbio do carro da Jardon, equipe da qual era piloto.
Massa estreou no circuito em 2002 pela Sauber, mesma equipe pela qual Gabriel corre hoje. Na ocasião, ele foi atingido por outro carro, rodou e precisou abandonar a prova.
Brasileiros lideram número de poles em Interlagos
Apesar das estreias desastrosas, os pilotos brasileiros ainda lideram o número de pole positions conquistadas no circuito paulista. Uma estatística divulgada pela Fórmula 1 mostra que o Brasil largou da primeira posição do grid 14 vezes ao longo da história. Foram seis poles de Senna, três de Massa, três de Barrichelo, uma de Fittipaldi e uma de Piquet.
Pilotos da Grã-Bretanha largaram da frente em Interlagos 12 vezes. A última pole por um piloto inglês foi conquistada nesse sábado (8/11), por Lando Norris, que lidera o campeonato pela McLaren. Em seguida, a Finlândia e a Alemanha aparecem com seis pole positions cada.
Leia também
“Mais uma corrida da temporada”
Nas vésperas do GP São Paulo, Bortoleto disse à imprensa que a 21ª etapa da temporada, realizada em Interlagos, é como qualquer outra do ano. “Já fizemos tantas, mas definitivamente estou mais ansioso. Quero pilotar. Quero sentir como é Interlagos e tudo mais, mas não vejo isso como pressão”, disse o piloto da Sauber.
O jovem de 21 anos, que foi campeão das Fórmulas 2 e 3 em seus anos de estreia, afirmou “não precisar ter um desempenho melhor ou pior por estar no Brasil”.
Nesse sábado (8/11), Gabriel sofreu uma forte batida no treino classificatório, o que o impediu de dar uma volta no circuito para tentar ir ao Q2 e o fez largar do 19º lugar, por conta de uma penalização sofrida por Max Verstappen, que teve o motor do carro nº 1 trocado em parque fechado. Apesar disso, ele afirmou que esperava se divertir na corrida deste domingo.
Estreia brilhante
O brasileiro se destacou ao longo da temporada, que é a sua de estreia na Fórmula 1, por ter pontuado em diversas ocasiões, mesmo em um carro que não é competitivo. Além disso, ele é o piloto mais novo a pontuar na principal categoria do automobilismo mundial.
Neste ano, Bortoleto pontou na Áustria, Bélgica, Hungria, Itália e nos Estados Unidos, alcançando a marca de 19 pontos – o que o coloca em 19º no campeonato.
Ano que vem, o piloto continuará na mesma equipe ao lado do companheiro Nico Hulkenberg. A Sauber, no entanto, será transformada em Audi, equipe promissora que comprou os direitos para ingressar na Fórmula 1.