O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) soltou uma nota a respeito do tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Diferentemente do que parte da mídia noticiou ao longo desta 5ª feira (10.jul.2025), Bolsonaro não fez nenhum apelo para que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros seja revogada. Disse entender a razão pela qual a medida foi adotada, deu a entender que concorda e apenas pediu aos Poderes ação “com urgência” para “resgatar a normalidade institucional”.
“A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”, afirmou Bolsonaro.
Bolsonaro repetiu o que disse Trump e afirmou que o Brasil vive uma “caça às bruxas”. “O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões”, declarou.
O político disse receber a carta de Trump “com senso de responsabilidade”. Para ele, as tarifas anunciadas pelo país norte-americano refletem o afastamento do Brasil de “compromissos históricos com a liberdade” e com o “Estado de Direito”.
“Isso jamais teria acontecido sob o meu governo”, escreveu o ex-presidente.