• Sexta-feira, 4 de julho de 2025

Betano lança campanha com Loco Abreu para promover jogo responsável

Campanha “Não mete o Loco” marca fase da casa de apostas com foco em educação, prevenção e uso consciente das bets. Leia no Poder Sports MKT.

A Betano lançou nesta 5ª feira (3.jul.2025) uma campanha de conscientização sobre jogo responsável, estrelada pelo ex-jogador uruguaio Sebastián “Loco” Abreu. 

Com humor e referências ao estilo irreverente que marcou a carreira do ex-atacante, a iniciativa visa a reforçar o caráter de entretenimento das apostas esportivas e combater a ideia de que elas possam ser usadas como forma de renda ou investimento.

Criada pela agência Wieden+Kennedy São Paulo, a campanha apresenta o conceito “Não mete o Loco”, um trocadilho com a fama do ex-atacante e sua nova persona como embaixador da Betano: “El Responsável”. O filme de estreia, com 60 segundos, traz Abreu usando um “portunhol” carregado de expressões populares para alertar o público sobre práticas seguras ao apostar — como estabelecer limites de tempo, saber a hora de parar e respeitar o próprio orçamento.

Segundo Arthur Niggemann, senior marketing manager para Américas da Betano, a trajetória de Abreu permitiu uma analogia direta com o tema da campanha. “A ideia de fazer o Loco repensar seu comportamento e tornar-se um jogador mais responsável nos pareceu a analogia ideal para o que esperamos da campanha — que as pessoas entendam a responsabilidade que têm ao apostar, tanto com elas, quanto com as pessoas ao redor”, afirmou.

O slogan “Não mete o Loco. Seja responsável” foi escolhido por surgir de forma recorrente nas pesquisas da empresa, associada ao universo do futebol. “A combinação da expressão com o jogador casou perfeitamente”, disse Niggemann. “O 1º público são certamente as pessoas que acompanham futebol e, no decorrer da campanha, traremos outros embaixadores que nos ajudarão a ampliar o alcance para outros públicos”.

A ação foi estruturada em 3 fases. A 1ª, que já está nas ruas e redes sociais, foca na conscientização inicial e no estímulo ao autocontrole. “Nas próximas fases, o foco será a educação do público de forma mais direta, com materiais como guias ou orientações passo a passo para apostar com segurança, reforçando o autocontrole e a autoconfiança como pilares de uma experiência consciente e responsável no universo das apostas”, afirmou.

Antes de iniciar a campanha, a empresa buscou compreender o comportamento dos usuários e os principais riscos associados ao jogo problemático. “Nossa estratégia é levar informação qualificada de forma atrativa e didática”, explicou Niggemann. Entre os pilares estão: jogar por diversão, dar pausas e apostar apenas dentro da realidade financeira de cada um.

Além do vídeo, a campanha conta com um site de conteúdos educativos. A campanha será veiculada em diferentes canais, com presença em mídia exterior nos arredores de estádios, inserções na TV aberta e paga durante transmissões esportivas, além de forte atuação nas redes sociais.

Também será replicada em outros países da América Latina, como Peru, México, Chile, Colômbia, Equador e Argentina. O próprio Loco Abreu vai alterar o nome de seus perfis para “El Responsável Abreu” e produzir vídeos voltados à educação sobre apostas. Ele se junta a outros embaixadores da marca, como Adriane Galisteu e Felipe Massa.

A empresa afirma que a campanha é apenas uma das iniciativas ligadas à sua política de jogo responsável. A plataforma conta com ferramentas como definição de limites financeiros e de tempo, cronômetros de jogo, opções de time-out, autoexclusão, verificação de idade e links para entidades de apoio.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: