• Domingo, 21 de dezembro de 2025

"Band" faz reality sobre merendeiras em parceria com governo Lula

Programa promovido pelo MEC, chamado "Escola de Saberes", começou sua 4ª edição no sábado (20.dez).

O MEC (Ministério da Educação) lançou a 4ª temporada do reality show “Escola de Sabores”, que acompanha o trabalho de merendeiras e merendeiros de comunidades tradicionais brasileiras. O programa estreou no sábado (20.dez.2025) na televisão aberta e em canais especializados, destacando profissionais indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

A produção, resultado de parceria entre o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a ABC (Agência Brasileira de Cooperação) e o Centro de Excelência Contra a Fome do WFP Brasil (Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas), será exibida aos sábados, às 12h na Band e às 21h no canal Sabor & Arte, com reexibição aos domingos, às 20h, no canal Terraviva.

O reality apresenta desafios culinários baseados no cotidiano escolar, utilizando ingredientes e receitas locais. Os participantes preparam receitas ancestrais, pratos saudáveis e criações que aproveitam integralmente os alimentos, seguindo os princípios da alimentação escolar brasileira.

A temporada terá 8 episódios. O programa evidencia como a alimentação nas escolas vai além do aspecto nutricional, constituindo parte fundamental da educação, saúde e segurança alimentar dos estudantes.

Segundo o governo, o “Escola de Sabores” representa uma “nova etapa” do projeto que teve 3 temporadas em diferentes formatos, incluindo o reality “Vida de Merendeira”, exibido em 2024 pelo canal Sabor & Arte. A atual edição, portanto, apresenta uma “estrutura competitiva aprimorada e uma narrativa mais abrangente”.

Produzido pela Newco, produtora de conteúdo audiovisual do Grupo Bandeirantes, o programa foi gravado nos estúdios da Band em São Paulo. Conta com a participação de convidados do universo gastronômico, que integram o júri na avaliação das provas culinárias.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: