Avanço de doenças na soja: monitoramento e manejo são decisivos para a produtividade
Safra 25/26: Proteja soja e milho contra ferrugem asiática e mancha-alvo com Excalia® Max. Garanta produtividade com manejo eficiente e prevenção rigorosa.
Safra 25/26: Proteja soja e milho contra ferrugem asiática e mancha-alvo com Excalia® Max. Garanta produtividade com manejo eficiente e prevenção rigorosa. Com o progresso das doenças na cultura, e expectativas elevadas para a produção nacional, soluções de alta performance, como o fungicida premium Excalia® Max, promovem proteção de potencial produtivo da planta. Imagem apresenta o impacto da ferrugem asiática. (Crédito: Sumitomo Chemical) O Brasil tem na safra 2025/2026 perspectivas otimistas para as duas culturas mais relevantes do país, soja e milho, impulsionadas tanto pela ampliação de área quanto pelo potencial produtivo. Ao mesmo tempo, o avanço da ferrugem asiática, além de doenças como a mancha-alvo, já registrado em regiões produtoras, exige atenção redobrada na prevenção rigorosa e tomada de decisão baseada em informações consistentes.
De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área cultivada com soja deve chegar a 49,1 milhões de hectares, com produção projetada em 177,6 milhões de toneladas. Para o milho, a estimativa nacional para o ciclo 2025/2026 indica uma produção próxima de 138,8 milhões de toneladas, considerando todas as safras. Esses números mostram que as duas culturas seguem como pilares da economia agrícola brasileira e reforçam a necessidade de estratégias de manejo eficientes. Nesse caso, a ferrugem asiática volta a ocupar destaque. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Os primeiros focos confirmados nesta safra (oito até o momento) pelo Consórcio Antiferrugem, formado por laboratórios e entidades, como a Embrapa, foram em municípios do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os registros mostram que o patógeno se mantém ativo desde o início do ciclo e que a pressão de doença tende a aumentar, principalmente em áreas com semeadura precoce ou sob condições climáticas favoráveis. Na safra passada, foram registradas 124 ocorrências, com o Paraná liderando com 66 casos, seguido do Rio Grande do Sul (25) e Mato Grosso do Sul (12). Para especialistas do setor, o ponto central da estratégia de proteção é a prevenção – monitorar constantemente, intervir no momento correto e adotar combinações eficientes de ingredientes ativos. Uma condução inadequada, ou a demora na primeira aplicação, pode reduzir drasticamente o potencial produtivo, ocasionando perdas que, muitas vezes, não podem ser recuperadas. Além da ferrugem asiática ( Phakopsora pachyrhizi), as lavouras podem ter a presença da mancha-alvo ( Corynespora cassiicola), do crestamento foliar ( Cercospora kikuchii) e da mancha-parda ( Septoria glycines), as duas últimas doenças de fim de ciclo. Excalia® Max para o milho Nesse cenário, o manejo ganha relevância, especialmente com a disponibilidade de soluções robustas e eficientes. O fungicida premium Excalia® Max, da Sumitomo Chemical, já consolidado como ferramenta estratégica na soja, apresenta, agora, versatilidade ampliada ao estar registrado também para o milho, potencializando a integração do manejo entre as duas culturas. “O Excalia® Max se destaca pelo controle consistente de doenças foliares que afetam o milho, com ênfase em Cercospora zeae-maydis ( cercosporiose), Phaeosphaeria maydis ( mancha-foliar) e Puccinia polysora ( ferrugem polisora). A flexibilidade do produto em controlar diferentes patógenos intensifica seu papel como uma solução confiável no manejo integrado de doenças”, afirma Sérgio Chidi, gerente de Produtos Fungicidas e líder para a Cultura da Soja da Sumitomo Chemical.
Em sua quinta safra de soja, o Excalia® Max obteve registro também para o milho, ampliando o portfólio fungicida da empresa. Segundo Sérgio Chidi, o produto chega ao cereal com o mesmo destaque conquistado na soja, que superou mais de 5 milhões de hectares tratados em 2024/2025. “A versatilidade do produto reforça seu papel como solução eficiente. Para a safra 2025/2026, em que o potencial produtivo é elevado, a combinação de práticas bem executadas com tecnologias modernas de proteção será determinante para garantir que as expectativas se confirmem no campo”, destaca Chidi. Com a expansão da área cultivada e a intensificação dos sistemas soja–milho, o planejamento integrado passa a ser indispensável. As recomendações incluem diagnóstico contínuo, observação das particularidades de cada região, rotação de ativos e uso de fungicidas multissítios como parte de estratégias que valorizem a sustentabilidade e reduzam riscos. Além de soja e milho, o produto tem ainda registro de uso para as culturas de trigo, café (conilon e arábica) e maçã.
Imagem do ataque da mancha-alvo (Crédito: Sumitomo Chemical).Sobre a Sumitomo Chemical Soluções para o Agro Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical – Soluções para o Agro é uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de inovações para o campo no mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 34 mil funcionários. Na América Latina, a companhia opera com soluções para a agricultura e saúde ambiental, com o objetivo de promover o bem-estar e oferecer propostas sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP), um centro de inovação e uma fábrica, ambos em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. É signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030. VEJA MAIS:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Preço das hortaliças analisadas no atacado sobe em dezembro, mostra Conab
há 42 minutos
Soja Legal: Aprosoja MT fortalece o agro com diagnóstico socioambiental que valoriza boas práticas no campo
há 43 minutos
Espírito Santo tem cidades com mais de 300mm de chuva em um dia; veja lista
há 44 minutos
Grupo Piracanjuba entra no mercado de queijo fino com aquisição da Básel
há 44 minutos
Jumentos à beira da extinção: pesquisa brasileira pode mudar o destino da espécie
há 1 hora
Justiça suspende embargos do Ibama no Matopiba e libera fazenda após 18 anos de bloqueio
há 1 hora
Moraes arquiva inquérito sobre ações da PRF contra eleitores do Nordeste
há 1 hora
Empresa aposta em juros reduzidos e oferece crédito rural a partir de 3% ao ano
há 1 hora
Bilionário britânico compra fazenda gigante de 700 mil hectares e acelera corrida por terras
há 2 horas
Acordo Mercosul-UE abre janela de oportunidade para a tilápia e peixes nativos brasileiros na Europa
há 2 horas
China reabilita 8 frigoríficos do RS para exportação de frango
há 2 horas
Flávio Penteado: o mérito de quem construiu legado na raça Jersey
há 2 horas
Produtor rural: vítima ou vilão? A resposta está nos números
há 2 horas
Eficiência nutricional no milho safrinha: estratégias para superar o estresse climático e garantir produtividade
há 3 horas
História, genética e emoção: o 1º Encontro Nacional da Raça Jersey entra para a história
há 3 horas
Advogados goianos conseguem rara homologação de recuperação extrajudicial
há 3 horas
Tensões entre EUA e Irã pressionam preços da ureia no mercado global de fertilizantes
há 3 horas
Manejo de defensivos assegura produtividade do milho contra lagarta-elasmo na Safra 2025/26
há 3 horas
Preços dos suínos recuam com força
há 3 horas
Produtor rural garante na justiça prorrogação de R$ 20 milhões em dívidas rurais
há 4 horas
Crédito rural: BNDES estende programa de renegociação para a safra 2024/25
há 4 horas
JBS inaugura fábrica na Arábia Saudita
há 4 horas
Boi gordo segue valorizando acima da referência, mas mercado continua travado; veja o cenário
há 5 horas
Exportações de insumos agrícolas bateu recorde com US$ 976 milhões em 2025
há 5 horas
Antaq publica editais para primeiro leilão portuário de 2026
há 17 horas
MBRF é triplo A no CDP
há 18 horas
De Dallas à Arena Pernambuco: Circuito Nacional BYD de Vaquejada chega com padrão mundial
há 18 horas
Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na sexta
há 18 horas
Jurado do Mancha Crioula já foi premiado na exposição