Apesar da expansão da área cultivada impulsionar a safra, secas no Centro-Sul reduziram o rendimento por hectare. A análise bromatológica mostra a competitividade do grão como alternativa ao milho.
Apesar da expansão da área cultivada impulsionar a safra, secas no Centro-Sul reduziram o rendimento por hectare. A análise bromatológica mostra a competitividade do grão como alternativa ao milho. A produção de 2025/2026 está projetada em 6,6 milhões de toneladas (CONAB), um aumento de 8,4% frente a 2024/2025. Esse crescimento pode ser explicado pela expansão de 10,0% na área cultivada, porém com uma redução de 1,5% em produtividade. A queda no rendimento por hectare (a produtividade está estimada em estimado em 61,4 sacas), deve-se a secas no início do ciclo, especialmente na região Centro-Sul.
Valorização da mulher no agroA produção concentra-se na região Centro-Oeste, cuja estimativa é de 2,8 milhões de toneladas para safra 2025/2026, seguida pelo Sudeste com 2,1 milhões de toneladas e Nordeste com 1,3 milhão de toneladas. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});É destinado principalmente à produção animal. Sua utilização é estratégica devido à versatilidade, adaptação à seca e menor custo de produção. O grão compete com o milho em quantidade de proteína e energia bruta. O sorgo é alternativa em cenários de risco climático e em janelas estreitas para semeadura, sendo o principal concorrente do milho em área na segunda safra. Tabela 1. Composição química, e valores energéticos dos alimentos (na matéria natural).
SORGO ALTO TANINO
SORGO BAIXO TANINO
MILHO (7%)
MILHO (8%)
MILHO (9%)
MS (%)
85,9
87,1
87,0
88,9
92,6
PB (%)
9,0
8,7
6,9
7,9
8,8
EB (kcal)
3860
3988
3865
3901
3936
Fonte: Tabelas brasileiras para aves e suínos/ Elaboração: Scot ConsultoriaCom base na composição bromatológica, exposta na tabela 1, estabelecem-se parâmetros de atratividade de preço em relação ao milho. Sob a perspectiva proteica, o sorgo de alto tanino mantém atratividade com preço até 30,4% maior que o do milho com 7,0% de proteína, 13,9% maior que o do milho com 8,0% de proteína e 2,3% maior que o do milho com 9% de proteína. Para o sorgo baixo tanino, as margens são de 26,1%, 10,1% e -1,1%, respectivamente. No que se refere ao critério energético, a relação se inverte. O sorgo de alto tanino só é atrativo quando seu preço está -0,1%, -1,1% e -1,9% abaixo da cotação do milho (para os mesmos níveis de proteína de referência). Para o sorgo baixo tanino, os descontos necessários são de 3,2%, 2,2% e 1,3%.
Esta dinâmica de preço por unidade nutricional, associada ao perfil equivalente ao do milho, consolida a posição estratégica do sorgo na cadeia produtiva. Portanto, a escolha entre sorgo e milho deve priorizar a relação custo-benefício por nutriente (proteína e energia), a resiliência climática nas janelas de semeadura e as especificidades da cadeia produtiva demandante. Segundo a pesquisa realizada pela expedição Confina Brasil (2025), organizada pela Scot Consultoria entre os confinamentos com produção agrícola, a principal cultura foi o milho, presente em 81,3% das propriedades, seguida pela soja (73,2%) e pelo sorgo (27,6%). O sorgo foi identificado em 10 unidades federativas, com maior concentração em Mato Grosso do Sul (26,5%), Goiás (17,6%) e Minas Gerais (11,8%). Fonte: ScotConsultoria VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Por que a onça prefere o seu bezerro? A ciência por trás do ataque e como evitar
há 7 minutos
Histórico: Primeira mulher no comando da Embrapa Gado de Corte foca em inovação
há 23 minutos
Marco histórico na Vaquejada, mais de R$ 3 milhões em premiação na campanha Beaver Performance 2026
há 23 minutos
STF investiga Receita Federal e Coaf sobre vazamento de dados
há 27 minutos
Unica: Centro-Sul processa 5,920 milhões de t de cana na 1ª quinzena de dezembro
há 39 minutos
Pecuária leiteira perde grande referência do melhoramento genético no país
há 39 minutos
Segura, peão: Conheça Alberto Cowboy, ex-BBB que já foi vilão do reality e retorna no BBB 26
há 1 hora
Nova opção de crédito rural concede juros a partir de 3% ao ano; saiba como contratar
há 1 hora
Exportadores dos EUA reportam vendas de 320,4 mil t de soja para China e México
há 1 hora
Ano histórico: saiba quais produtos lideraram as vendas do agro em 2025
há 2 horas
Crise do leite derruba registros de animais em associação no Sul
há 3 horas
Abate técnico revela Nelore com 60,5% de rendimento de carcaça
há 4 horas
Exportações de madeira acumulam queda de 3% em 2025
há 5 horas
Clima favorece soja no Paraguai e produção pode superar 11 milhões de toneladas em 2026
há 5 horas
Brasil movimentou quase US$ 3 bi em comércio com Irã em 2025
há 5 horas
Mercosul-UE: cota e barreira não tarifária limitam ganhos para agronegócio
há 6 horas
Desaparecimento misterioso de touro campeão vai completar 30 dias
há 6 horas
Como ficaram as exportações de frutas frescas em 2025
há 6 horas
Acordo Mercosul–União Europeia não altera o atual cenário do comércio do azeite no Brasil
há 6 horas
Agricultores franceses realizam novo protesto em Paris para tentar impedir acordo com Mercosul