Björn Andrésen, que ficou conhecido após interpretar um adolescente no filme Morte em Veneza, morreu aos 70 anos no último sábado (25/10). A informação foi confirmada para a AFP pela codiretora de um documentário sobre a vida dele.
Andrésen foi contratado aos 15 anos pelo diretor italiano Luchino Visconti, que buscava um jovem perfeito para interpretar Tadzio. No longa, o adolescente é alvo de uma obsessão do personagem Gustav, interpretado por Dirk Bogarde.

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 O ator Björn Andrésen Sjöberg Bildbyrå/ullstein bild via Getty Images
![]()
2 de 3 O ator Björn Andrésen Pierre Manevy/Daily Express/Getty Images
![]()
3 de 3 O ator Björn Andrésen Sunset Boulevard/Corbis via Getty Images
Título de garoto mais bonito do mundo
Em 2021, Björn Andrésen ganhou um documentário dirigido por Kristian Petri. A produção fala sobre a vida do ator e explica o impacto do título de “garoto mais bonito do mundo”.
A imagem de beleza perfeita o acompanhou durante toda a trajetória, o que o fez mergulhar na depressão e no vício em drogas.
Leia também
“Não tive nenhum problema durante as filmagens. Mas, uma vez que terminaram, senti que era uma espécie de presa lançada aos lobos. Fisicamente nada me aconteceu, mas mesmo assim foi muito desagradável”, relatou anos após o papel no filme Morte em Veneza, segundo a AFP.
Andrésen nasceu em 26 de janeiro de 1955, em Estocolmo, na Suécia. Sua mãe se suicidou quando ele tinha dez anos e foi, então, criado por seus avós.
Em 2019, apareceu em Midsommar, filme de terror dirigo por Ari Aster, no qual interpretava o papel do idoso Dan. Ele também fez os filmes Uma História de Amor Sueca, Shelley e Bluff Stop.

O ator Björn Andrésen