A de manipular equipamentos utilizados no Mundial Nórdico. Marius Lindvik e Johann André Forfang, juntamente com outros três membros da comissão técnica, foram denunciados. A decisão foi divulgada nessa segunda-feira (11/8).

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 Atleta Marius Lindvik, de 27 anos Christian Bruna/VOIGT/GettyImages
![]()
2 de 3 Johann André Forfang Christian Bruna/VOIGT/GettyImages
![]()
3 de 3 Marius Lindvik e Johann André Forfang representaram a Noruega no Mundial Nórdico Jurij Kodrun/Getty Images
O episódio aconteceu em março deste ano, no Campeonato Mundial, realizado em Trondheim, Noruega. Segundo a investigação da FIS, trajes de esqui foram adulterados de forma ilegal para aumentar a resistência aerodinâmica. Para chegar a esta conclusão, foram realizadas 38 entrevistas e analisadas 88 evidências.
Leia também
A equipe norueguesa havia conquistado a medalha de bronze na ocasião, mas foram desqualificados. Após a notificação da FIS, os atletas negaram as acusações. A entidade revelou que realizou a investigação em abril, um mês após a competição, quando foram analisados os trajes na hora da desmontagem. Neste momento, foram identificadas irregularidades na costura.
A decisão da FIS leva a equipe a julgamento, que ainda não tem data marcada, mas as punições podem chegar até a suspensão definitiva em atividades no esporte.