Atividade nos portos da China desacelera com intensificação de escalada tarifária
A carga manipulada pelos portos de toda a China entre os dias 7 e 13 de abril teve uma queda de 9,7% em relação à semana anterior.
A carga manipulada pelos portos de toda a China entre os dias 7 e 13 de abril teve uma queda de 9,7% em relação à semana anterior. Nova York, 15 – A atividade nos portos chineses caiu drasticamente no início de abril, com dados indicando que as exportações para os EUA foram severamente impactadas pelas tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump. A carga manipulada pelos portos de toda a China entre os dias 7 e 13 de abril teve uma queda de 9,7% em relação à semana anterior, totalizando 244 milhões de toneladas. Essa diminuição é bem mais acentuada do que a perda de 0,88% registrada na semana anterior, quando Trump anunciou pela primeira vez seu plano de tarifas recíprocas. O volume de contêineres também caiu 6,1%, revertendo o aumento de 1,9% observado na semana anterior, conforme dados do Ministério dos Transportes divulgados nesta terça-feira. Esses números marcam uma reversão em relação ao crescimento constante nos volumes semanais dos portos desde o fim das férias do Ano Novo Lunar, que começaram no final de janeiro. Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp As tarifas dos EUA sobre produtos chineses, atualmente em 145%, devem direcionar o comércio dos EUA para outros mercados – uma tendência refletida nos custos de transporte. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Para a semana encerrada em 11 de abril, o Índice de Frete de Contêineres de Ningbo registrou uma queda de 18,0% nos custos de frete para a costa oeste dos EUA e uma redução de 10,8% no custo de envio para a costa leste, de acordo com o provedor de dados Wind.
Por: Redação