O ex-jogador de futebol Suleiman al-Obeid, 41 anos, conhecido como “Pelé palestino”, foi morto durante um ataque israelense contra civis que aguardavam ajuda humanitária no sul de Gaza na 4ª feira (6.ago.2025), informou a PFA (Associação de Futebol da Palestina) na 5ª feira (7.ago.2025).
Al-Obeid, nascido em Gaza em 24 de março de 1984, iniciou sua trajetória esportiva no clube Khadamat al-Shati, atuou pelo Markaz Shabab al-Am’ari na Cisjordânia e pelo Gaza Sport. O ex-atleta integrou a seleção palestina a partir de 2007, disputando 24 partidas internacionais.
“Durante sua longa carreira, al-Obeid marcou mais de 100 gols, tornando-se uma das estrelas mais brilhantes do futebol palestino”, afirmou a PFA em comunicado.
Obeid morreu em um ponto de distribuição de ajuda humanitária gerenciado pela Fundação Humanitária de Gaza, organização que conta com apoio dos Estados Unidos e de Israel.
Desde o início do conflito, 662 esportistas e familiares morreram em Gaza, segundo a PFA. “O número de jogadores de futebol mortos ou que morreram de fome chegou a 421, incluindo 103 crianças”, informou a entidade.
A associação também relatou danos à infraestrutura esportiva. Ao todo, 288 instalações esportivas foram danificadas ou destruídas: 268 em Gaza e 20 na Cisjordânia. A sede da PFA em Gaza também foi atingida durante um ataque aéreo israelense.