• Sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Apple retira app que alerta ações do serviço de imigração

Empresa removeu o ICEBlock do App Store citando risco à segurança de agentes do ICE.

A Apple removeu do seu App Store –loja de aplicativos dos dispositivos da marca– o ICEBlock, que rastreia e alerta a presença de agentes do ICE (Immigration and Customs Enforcement, o serviço de imigração dos Estados Unidos) em determinadas áreas.

A remoção foi feita depois de pressão do governo Donald Trump (Partido Republicano). A justificativa da empresa é o risco de segurança para os agentes do ICE. O Departamento de Justiça alertou para o aumento da possibilidade de agressão contra eles. As informações são da agência Reuters.

Com base nas informações que recebemos das autoridades policiais sobre os riscos à segurança associados ao ICEBlock, removemos este e aplicativos semelhantes da App Store”, diz a Apple em comunicado.

A procuradora-geral Pam Bondi declarou que o ICEBlock foi criado para colocar os agentes em risco e que violência contra eles é “linha vermelha” inaceitável.

Organizações afirmam que a ação levanta preocupações sobre a liberdade de expressão.

A medida se insere em um contexto de preocupação com a segurança dos agentes do ICE, parte central da agenda de imigração do governo Trump, uma das bandeiras de sua campanha eleitoral.

Um tiroteio no escritório do serviço de imigração em Dallas, no Texas, deixou 2 mortos. O suspeito, que escreveuanti-ICE” em uma das balas não usadas, tirou a própria vida após o ataque, que deixou ainda um ferido.

Como resposta, o Departamento de Justiça anunciou o envio de agentes para reforçar a segurança de instalações federais de imigração.

Trump instruiu as forças-tarefa de combate ao terrorismo em todo o país “a interromper e investigar todas as entidades e indivíduos envolvidos em atos de terrorismo doméstico, incluindo os repetidos atos de violência e obstrução contra agentes federais”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: