O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará posse nesta 3ª feira (23.dez.2025) a Gustavo Feliciano, indicado pelo União Brasil para assumir o Ministério do Turismo, depois da saída de Celso Sabino em 17 de dezembro. A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, a partir das 9h30.
A expulsão de Sabino do União Brasil intensificou o desgaste com sua legenda e acelerou sua saída do governo. Ele já manifestou planos de disputar as eleições de 2026, o que reforça o movimento de deixar a Esplanada.
Assista:
Já a nomeação de Feliciano integra o rearranjo que Lula tenta promover no governo para entrar no ano eleitoral com menos tensão do que no fim de 2025. Na semana passada, publicou um vídeo ao lado de Hugo Motta (Republicanos-PB) para anunciar o novo ministro, em um gesto de reaproximação.
Feliciano já atuou no setor privado, no ramo acadêmico e na gestão pública da Paraíba. Ele vem de família política, filho da ex-vice‑governadora da Paraíba Lígia Feliciano (PSD) e do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB).
Gustavo é formado em Direito e, antes de assumir uma função no governo paraibano, atuou como diretor-presidente da Unesc (União de Ensino Superior de Campina Grande), instituição de ensino da região. Nesse período, foi responsável por gerir questões de coordenação acadêmica, infraestrutura, relação com professores e atendimento a estudantes.
A trajetória do paraibano na instituição está ligada à influência da família. A mãe de Gustavo, Lígia Feliciano, foi fundadora e diretora-presidente da Unesc antes de seguir para a carreira política estadual. Atualmente, a instituição conta com mais de 360 estudantes matriculados.
Assim como a mãe, o atual ministro também migrou do âmbito privado para o público. De 2019 a dezembro de 2021, Feliciano atuou como secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, durante a gestão do então governador João Azevêdo (PSB).
Nessa função, Feliciano foi responsável por ações de promoção do turismo regional e pela integração de programas destinados a fortalecer a economia local por meio do setor turístico.
Durante a gestão, o paraibano participou do projeto do Polo Turístico Cabo Branco. As articulações para a criação do projeto começaram em 2020. Segundo o Mtur (Ministério do Turismo), o local é o maior complexo turístico planejado do Nordeste.





