• Segunda-feira, 25 de maio de 2026

Amazônia Soberana: programa vai combater crimes em áreas de fronteira

Ações incluem redução do aliciamento de jovens

A região da Amazônia Legal e a faixa de fronteira vão receber reforço em ações de combate ao crime organizado. O Programa Território Seguro, Amazônia Soberana, vai atuar no enfrentamento ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes correlatos, principalmente, em áreas indígenas e comunidades tradicionais. A medida consta da Portaria nº 1.220, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada na edição desta quarta-feira (20) no Diário Oficial da União. Entre os principais objetivos estão: 
  • desarticulação de estruturas criminosas;
  • fortalecimento da segurança pública integrada;
  • prevenção da violência, 
  • redução do aliciamento de jovens pelo crime. 
A iniciativa também prevê ações de inclusão social, reinserção econômica e incentivo a atividades produtivas sustentáveis. A estratégia se baseia em atuação integração entre órgãos públicos e respeito às características socioculturais das comunidades.  O programa também prioriza o uso de tecnologias para monitoramento e análise das organizações criminosas, inclusive com a criação de força-tarefa com a Interpol. A coordenação das ações na Amazônia ficará a cargo do Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal. Um comitê gestor – formado por representantes de diferentes áreas do ministério e das forças de segurança – articulará a execução. Confira mais informações sobre o programa no Repórter Brasil, da TV Brasil Relacionadas
Brasília (DF), 12/05/2026 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (e), discursa durante cerimônia de lançamento do Programa Brasil Contra o Crime Organizado e de anúncio de medidas voltadas à segurança pública.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Saiba como vai funcionar programa federal contra o crime organizado
Brasília (DF), 31/08/2023 - Movimentação no prédio sede da Polícia Federal, que ouve Bolsonaro e mais sete envolvidos no caso da venda de joias. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Governo lança programa de R$ 11 bilhões contra o crime organizado
Por: Redação

Artigos Relacionados: