A gigante chinesa Alibaba está intensificando os esforços para aproveitar a tecnologia de IA, visando a promover a transformação digital e inteligente das empresas e aumentar as vendas de produtos dos comerciantes, segundo reportagem do jornal China Daily.
A 1688, plataforma de comércio on-line entre empresas da Alibaba, lançou uma série de ferramentas baseadas em IA para ajudar os compradores a buscar e selecionar produtos de forma mais eficiente, melhorar a eficiência e o nível de inteligência da gestão e reduzir os custos operacionais.
A Alibaba anunciou que investirá mais de 380 bilhões de yuans (US$ 53,2 bilhões) na construção de infraestrutura de hardware de nuvem e IA nos próximos 3 anos.
A plataforma atualizou seus agentes digitais de IA, que se encarregarão de tarefas operacionais básicas, como divulgar informações sobre produtos e formular atividades de marketing, além de analisar tendências de mercado e traçar estratégias de negócios.
Atualmente, a empresa integrou aos seus sistemas os grandes modelos de linguagem Qwen da Alibaba e os modelos de código aberto da startup chinesa de IA DeepSeek.
Mo Daiqing, analista sênior do Internet Economy Institute, uma consultoria chinesa, disse que a IA está melhorando todas as partes do comércio eletrônico, desde as cadeias de suprimentos até a forma como as empresas interagem com os clientes. Avalia que a mudança para plataformas digitais e o comércio impulsionado por IA abrem novas fronteiras para as empresas, especialmente as pequenas e médias, que agora têm ferramentas digitais para atuarem nos mercados internacionais.
Mo afirmou que o uso da IA entrou em um novo estágio, com as principais empresas da internet acelerando as aplicações de IA em áreas como consumo e produção.
Com informações da Xinhua.