• Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Air Force Two leva corpo de Charlie Kirk para o Arizona

Designação serve para qualquer avião que tenha o vice-presidente dos EUA a bordo; ativista foi morto aos 31 anos.

O ativista de direita Charlie Kirk, 31 anos, teve seu corpo transportado de Utah para Phoenix, Arizona (EUA), na 5ª feira (11.set.2025), no Air Force Two, avião que leva o vice-presidente dos Estados Unidos. Kirk foi assassinado na 4ª feira (10.set) enquanto discursava em um evento na Universidade Utah Valley.

O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance (Partido Republicano), participou do traslado, ajudando a carregar o caixão em uma pista de pouso em Salt Lake City. Segundo reportagem da emissora CBS News, a aeronave aterrissou em Phoenix pouco antes das 17h (horário local).

Assista ao vídeo do transporte do caixão de Kirk (1min):

A segunda-dama, Usha Vance, desembarcou do avião acompanhando Erika Kirk, viúva do ativista. Ambas vestiam preto e usavam óculos escuros, enquanto o vice-presidente seguia alguns passos atrás, usando terno escuro, conforme a AP (Associated Press).

Depois do pouso do Air Force Two, uma voz foi ouvida na frequência da torre de controle de tráfego aéreo dizendo: “Bem-vindo à casa, Charlie. Você não merecia isso. Que Deus abençoe sua família”.

Kirk foi baleado durante um debate ao ar livre. Na mesma noite (10.set), seu corpo foi transferido do hospital para o gabinete do médico legista, segundo informou Beau Mason, comissário do Departamento de Segurança Pública de Utah.

Fundador da organização TPUSA (Turning Point USA), Kirk deixa a mulher e 2 filhos. O funeral está sendo planejado. O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou que pretende comparecer à cerimônia.

Na 4ª feira (10.set), Vance destacou sua amizade com Kirk e mencionou que o ativista defendeu “em público e em privado” que Trump o escolhesse como companheiro de chapa no ano passado. O vice-presidente elogiou o papel da TPUSA na organização de eventos pró-Trump.

Grande parte do sucesso que tivemos nesta gestão remonta diretamente à capacidade de Charlie de organizar e reunir”, declarou Vance. “Ele não apenas nos ajudou a vencer em 2024, ele nos ajudou a formar todo o governo”, disse.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: