A Maratona de Nova York de 2025 do último domingo (2.nov.2025) confirmou o domínio da Adidas e da On entre os calçados de elite. A marca alemã manteve a hegemonia nas provas masculinas, enquanto a empresa suíça consolidou sua ascensão com a vitória de Hellen Obiri, bicampeã do evento.
No masculino, Benson Kipruto (Quênia) venceu com o Adizero Adios Pro Evo 2, completando a prova em 2h08min9s. O modelo é o principal “super tênis” da Adidas. A sequência inclui os quenianos Alexander Mutiso e Albert Korir, ambos com o Adios Pro 4, seguidos pelo britânico Patrick Dever (Puma Fast-R Nitro Elite 3) e pelo suíço Matthias Kyburz (Salomon S/Lab 491616).

Entre as mulheres, Hellen Obiri calçou o On Cloudboom Strike LS, um tênis sem cadarços, cujo cabedal é produzido em apenas 3 minutos por um braço robótico, em um processo que reduz o uso de cola, costuras e desperdício de material.

A queniana marcou 2h19min51s, superando as compatriotas Sharon Lokedi (Under Armour Velociti Elite 3) e Sheila Chepkirui (Adidas Adios Pro 4). O top 5 feminino foi completado pelas norte-americanas Fiona O’Keeffe e Annie Frisbie, ambas usando modelos da Puma.





