ACSURS alerta suinocultores para o prazo final de adequação à normativa de biossegurança
O prazo se encerra em 18 de maio de 2026, data em que todas as granjas deverão estar plenamente adequadas às exigências previstas na normativa.
O prazo se encerra em 18 de maio de 2026, data em que todas as granjas deverão estar plenamente adequadas às exigências previstas na normativa. A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) alerta todos os suinocultores gaúchos sobre o prazo final para o cumprimento integral da Instrução Normativa DSA nº 10/2023, que estabelece as diretrizes mínimas de biosseguridade nas granjas de suínos para fins comerciais no Estado do Rio Grande do Sul. O prazo se encerra em 18 de maio de 2026, data em que todas as granjas deverão estar plenamente adequadas às exigências previstas na normativa. Publicada em 18 de maio de 2023, a Instrução Normativa definiu um período total de 36 meses para a adequação das granjas já existentes, estruturado em três etapas de exigências. As duas primeiras etapas, com prazos de até 12 meses e até 24 meses após a publicação, contemplaram requisitos iniciais e intermediários de biossegurança, permitindo que as adequações fossem realizadas de forma gradual, sem a necessidade de desmanche ou relocação de estruturas já existentes.
O atraso no plantio da Safra 25/26 e os desafios para o produtor: uma análise e a solução jurídica para o agroEm 2026, os produtores ingressam na terceira e última etapa, correspondente ao prazo de até 36 meses após a publicação, que concentra exigências estruturais fundamentais para a proteção sanitária do rebanho suíno. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Biossegurança é responsabilidade e garantia de futuro De acordo com o presidente da ACSURS, Valdecir Luis Folador, a biossegurança não pode ser vista apenas como uma exigência legal, mas como uma medida indispensável para a proteção do patrimônio do produtor e de toda a cadeia produtiva. Ele destaca que a biossegurança é um dos pilares da suinocultura moderna e um fator determinante para a manutenção da sanidade do rebanho, da sustentabilidade das propriedades e da competitividade do setor. “De nada adianta o produtor investir milhões na sua granja se o plantel não estiver protegido por barreiras sanitárias eficientes e atendendo 100% o que a normativa exige”, frisa. A IN nº 10/2023 foi amplamente discutida e construída de forma conjunta entre o Estado, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, o Departamento de Defesa Agropecuária e as entidades representativas do setor, incluindo a ACSURS. “A ACSURS participou ativamente desse processo, sempre com a preocupação de que a regulamentação fosse necessária, eficaz e, principalmente, não excludente, permitindo que todos os produtores pudessem se adequar à realidade de suas propriedades”, frisa Folador. Diante desse cenário, a ACSURS reforça o alerta a todos os suinocultores do Rio Grande do Sul para que avaliem sua situação, busquem orientação técnica sempre que necessário e cumpram integralmente as exigências dentro do prazo estabelecido, evitando transtornos, prejuízos e a interrupção das atividades produtivas. Última etapa Conforme previsto nas disposições finais da Instrução Normativa, até 18 de maio de 2026, deverão ser atendidos, no mínimo, os seguintes requisitos:
a) Construção de cercas de isolamento da área interna, caso a GC ainda não possua; b) Construção de barreiras sanitárias, caso a GC ainda não possua; c) Construção de embarcadouro/desembarcadouro junto à cerca de isolamento, caso a GC ainda não possua, exceto em CR e UT que realizem vazio sanitário no sistema “tudo dentro/tudo fora”; d) Colocação de tela nas aberturas de ventilação dos galpões de criação, caso a GC ainda não possua. Acesse a normativa completa em: https://acsurs.com.br/orientacoes/biosseguridade/Fonte: ACSURS VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Maior cavalo do mundo pesa mais de 1 tonelada e pode desaparecer — conheça o gigante Shire
há 6 horas
Fora da relatoria, Toffoli poderá julgar o caso Master na 2ª Turma
há 7 horas
Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro
há 9 horas
Brasil projeta safra recorde de 7 mil toneladas de noz-pecã para 2026
há 9 horas
Alerta máximo no Brasil: temporais e calor extremo elevam risco; previsão indica chuva forte
há 9 horas
Mudanças climáticas lideram lista de preocupações no campo paranaense
há 10 horas
ABCS amplia articulação política em defesa da suinocultura
há 10 horas
Saiba quem são os suspeitos de vazar dados sigilosos do STF
há 10 horas
Leite brasileiro surpreende o mundo ao emitir menos da metade dos gases de efeito estufa
há 10 horas
Lula vai à Índia para ampliar comércio e cooperação bilateral
há 10 horas
Indústria do tabaco deve contratar 9,1 mil safreiros em Santa Cruz do Sul
há 12 horas
Novo modelo de crédito rural tem juros a partir de 3% ao ano; veja como contratar
há 12 horas
Investigação mostra "acesso ilegal" a dados de ministros, diz STF
há 12 horas
Calor e tempo seco pressionam lavouras no Centro-Oeste e Sudeste, enquanto chuvas ganham força no Norte
há 12 horas
Moraes manda quebrar sigilo de suspeitos de vazar dados de ministros
há 12 horas
Crédito Rural: bancos devem respeitar juros de 12%?
há 13 horas
Governo abre 700 bolsas para jovens da pesca artesanal em todo o Brasil
há 14 horas
Nova espécie de perereca é identificada em Minas Gerais
há 14 horas
Fiscalização apreende motoniveladora de R$ 220 mil em operação contra irregularidades
há 15 horas
BNDES aprova R$ 7,5 bilhões para renegociações de dívidas de produtores rurais
há 15 horas
Estudos da Farsul embasam pedido de prorrogação de dívida com União
há 15 horas
Selo de qualidade eleva o patamar da cachaça paulista no mercado