O PP espera fechar ainda em abril o acordo para formar a federação com o União Brasil. A informação foi confirmada nesta 2ª feira (31.mar.2025) ao Poder360 pelo presidente do PP, Ciro Nogueira. Segundo ele, o PP já está satisfeito com os termos do acordo. Cabe, agora, ao União Brasil dar seu aval.
Na federação, os partidos devem se manter unidos por 4 anos. As siglas continuam com seus nomes e diretórios. É um tipo de junção mais flexível do que a fusão e a incorporação.
Caso PP e União Brasil confirmem a federação, passariam a ter uma das maiores bancadas do Congresso. Seriam 108 deputados e 13 senadores –se nenhum congressista sair dos partidos.
A federação ultrapassaria o PL na Câmara, com 92 deputados, e a federação que reúne PT, PCdoB e PV, que soma 80 cadeiras.
Isso daria mais poder de negociação às siglas durante as votações e na distribuição de relatorias e de comissões.
O Poder360 apurou, porém, que há divergências no União Brasil, tanto nas bancadas do Congresso como nos diretórios estaduais. Um dos contrariados seria o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que deve lançar nesta semana sua pré-candidatura à Presidência.