• Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Ações da Embraer disparam após exceções nas tarifas dos EUA

Papéis da fabricante brasileira Embraer avançam 10% na Bolsa após aviões civis ficarem fora da taxa de 50% de Trump.

As ações da Embraer subiam 10,49% na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) às 16h40 desta 4ª feira (30.jul.2025). O avanço ocorre após o governo dos Estados Unidos anunciar que os aviões civis brasileiros ficarão de fora da nova tarifa adicional de 40% sobre importações do Brasil. Com isso, o imposto para a exportação de aeronaves ao país seguirá em 10%, patamar já vigente desde abril.

O decreto assinado pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) isenta os jatos comerciais e executivos brasileiros da sobretaxa que eleva para 50% a tarifa de entrada de diversos produtos nacionais no mercado americano, adiado de 1º de agosto para 6 de agosto.

A fabricante brasileira Embraer, com sede em São José dos Campos (SP), tem os EUA como seu principal comprador:

A perspectiva de que os aviões fossem atingidos pela tarifa extra gerava forte preocupação nos investidores. Em 10 de julho, quando Trump anunciou as tarifas, as ações da empresa brasileira caíram até 8,41%.

Estimativas internas da Embraer apontavam que, caso a alíquota subisse para 50%, haveria um custo adicional de cerca de R$ 50 milhões por aeronave exportada, com impacto total de até R$ 20 bilhões até 2030.

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: