De acordo com levantamento da Genial/Quaest, 60% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro avaliam de forma negativa a atuação do governo federal na segurança pública, contra 18% que consideram como positiva.
A pesquisa foi feita nos dias 30 e 31 de outubro. A Genial/Quaest entrevistou 1.500 moradores do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. Eis a íntegra (PDF – 13,6 MB) do levantamento divulgado neste domingo (2.nov.2025).

Em relação à aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 64% dos moradores do Estado desaprovam, contra 34% dos que aprovam. A avaliação permaneceu estável desde fevereiro deste ano, com oscilações dentro da margem de erro.

O levantamento também questionou os moradores sobre a fala de Lula a respeito de traficantes. No dia 24 de outubro, o chefe do Executivo disse a jornalistas na Indonésia que “os traficantes são vítimas dos usuários”.
Para 60%, o comentário é “uma opinião sincera dele”, enquanto 33% acreditam que foi um “mal entendido”.

Eis um balanço da operação Contenção, que mirou traficantes do CV (Comando Vermelho), de acordo com dados da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro:

Em relação aos 113 presos durante a operação, cerca de 40% não são do Rio de Janeiro. A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que há suspeitos de 8 Estados fora do Rio, incluindo Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo.
O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, detalhou, na 6ª feira (31.out), citando os apelidos, que entre os mortos na operação estavam chefes do tráfico de diferentes Estados:

Entre os 117 que morreram, 39 são de outros Estados:

Leia mais:





