• Sábado, 6 de dezembro de 2025

45 anos da estação rodoviária de Cuiabá: um dos símbolos de modernidade na década de 1970

45 anos da estação rodoviária de Cuiabá: um dos símbolos de modernidade na década de 1970

Inicialmente, é necessário visitara década de 1940 para perceber o processo de avanço do transporte rodoviário em Cuiabá. Na edição comemorativa de 8 de abril de 1941, o jornal O Estado de Mato Grosso trazia dados do Departamento Estadual de Estatísticas a respeito do desembarque de passageiros em Cuiabá no ano anterior (1940), e na mesma página, aparecia, curiosamente, a propaganda de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros. A empresa Norte-Sul oferecia uma só partida por semana para a cidade de Campo Grande. Essa única partida semanal pode ser justificada pela demanda entre as cidades e as péssimas condições dos caminhos por terra. A matéria jornalística afirma que somente 388 pessoas teriam desembarcado em Cuiabá a bordo de ônibus pelo caminho de Campo Grande, no ano de 1940. Já por aviões e barcos chegaram 411 e 1.916 pessoas, respectivamente nesse ano. Repare que quanto aos ônibus, trata-se somente do caminho Cuiabá – Campo Grande, ignorando outros, diferente do aéreo e fluvial. De toda forma, demonstra-se que o transporte por ônibus era pequeno no período, tendo em vista que a cidade possuía 54 mil habitantes. Dezenove anos depois (1959), mesmo com um irrisório crescimento populacional de 4 mil habitantes a mais, a demanda por transporte rodoviário aumentava com o melhoramento daquele caminho, que aos poucos tornava-se uma estrada. Prova disso é a propaganda da empresa Viação Mato Grosso, que oferecia três partidas semanais pela estrada de Campo Grande. Já entre as décadas de 1960 e 1970,Cuiabá tornou-se o que denominaram de “Portal da Amazônia”. A nova política de ocupação fez com que milhares de migrantes chegassem ao norte de Mato Grosso, e a capital passou a exercer o papel de ponto de apoio e conexão desse grande empreendimento nacional do governo militar. Para se ter uma ideia do impacto desse fluxo migratório, dados informam que Cuiabá chegou a 104 mil habitantes no ano de 1970. Para atender a demanda que crescia no transporte rodoviário, os irmãos Filogônio e Braulio Teodoro Ribeiro resolveram, com fundos próprios, instalar um pequeno terminal rodoviário nos fundos do Hotel Alvorada, de propriedade dos dois, por volta de 1968. Inicialmente, partiam diariamente quatro ônibus desse terminal, aumentando para 96 partidas em 1979. De acordo com dados da Prefeitura de Cuiabá, nos anos de 1976, 1977 e 1978, desembarcaram, respectivamente, 523 mil, 595 mil e 641 mil passageiros nesse terminal. Portanto, o terminal rodoviário dos irmãos Ribeiro ficou ineficiente para esse novo fluxo de ônibus. Foi diante dessa situação que a Câmara Municipal de Cuiabá passou a manifestar o seu descontentamento e exigir da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado a construção de um novo terminal rodoviário.
Por: Redação

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