Zona do euro deve crescer menos em 2026, projeta União Europeia
Segundo projeções da Comissão Europeia, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro deve crescer 1,2% no ano que vem
A economia da zona do euro deve registrar, em 2026, um índice de crescimento menor do que se esperava até agora. Segundo projeções divulgadas nesta segunda-feira (17/11) pela , o Produto Interno Bruto () do bloco deve crescer 1,2% no ano que vem.
A estimativa anterior da própria Comissão Europeia indicava uma alta de 1,4% do PIB da zona do euro em 2026.
Para este ano de 2025, no entanto, o principal órgão executivo da (UE) projeta uma expansão de 1,3% da economia do bloco, ante 0,9% da estimativa divulgada em junho.
Leia também
Inflação
Ainda de acordo com a Comissão Europeia, a na zona do euro deve ficar em 1,9% em 2026, ante 1,7% da estimativa anterior.
Caso essa projeção se confirme, a inflação no bloco deve permanecer perto da meta de 2% definida pelo Banco Central Europeu (BCE). Para 2025, a estimativa é de 2,1%.
Tensão comercial
Segundo o relatório da Comissão Europeia, as tensões comerciais globais estão entre as principais razões para a desaceleração da economia do bloco neste momento.
Em agosto, a UE firmou um acordo comercial com os, mas os europeus tiveram de fazer uma série de concessões ao presidente norte-americano .
Os EUA mantiveram a tarifa de 15% sobre grande parte dos produtos exportados pelos europeus – que ainda concordaram em comprar US$ 790 bilhões em produtos norte-americanos, como petróleo, gás natural e chips.
Por: Metrópoles





