X, de Elon Musk, é multado em R$ 742 milhões pela União Europeia
Segundo a UE, rede social de Musk teria cometido infrações à legislação europeia, entre as quais práticas enganosas na verificação de contas
A aplicou, nesta sexta-feira (5/12), uma multa de 120 milhões de euros (cerca de R$ 741,7 milhões, pela cotação atual) ao X (antigo Twitter), empresa de propriedade do bilionário .
A medida foi tomada em função de violações a normas da Lei de Serviços Digitais (DSA).
Trata-se da primeira sanção aplicada no âmbito dessa legislação, que foi aprovada há três anos com o objetivo de combater conteúdos ilegais e perigosos publicados pelas plataformas digitais.
Leia também
O que diz a UE
De acordo com a investigação da UE sobre o X, a rede social de teria cometido uma série de infrações à legislação europeia, entre as quais práticas enganosas na verificação de contas dos usuários.
Segundo a UE, o modelo de certificação introduzido por Musk no X (o chamado “selo azul”) teria induzido usuários a erros e os exposto a “golpes e outras formas de manipulação”, já que qualquer pessoa pode pagar para obter a verificação sem que a big tech saiba a real identidade do dono do perfil.
Ainda de acordo com Bruxelas, o X não vem respeitando critérios de transparência em seus anúncios e não permite que pesquisadores tenham acesso adequado aos dados públicos da plataforma.
A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, também investiga o antigo Twitter por supostas violações à legislação no que diz respeito à disseminação de conteúdos ilegais.
O que o Twitter/X terá de fazer
A empresa de Elon Musk agora terá um prazo de 60 dias para informar a UE sobre eventuais medidas que pretende tomar para evitar o “uso enganoso” dos selos azuis de verificação, além de 90 dias para apresentar um “plano de ação” sobre transparência na publicidade e acesso a dados públicos.
Por: Metrópoles





