O fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, firmou nesta 5ª feira (19.mar.2026) um acordo de confidencialidade com a Polícia Federal e com a PGR (Procuradoria Geral da República). A assinatura do documento marca o início do processo para formalização de uma delação premiada pelo empresário.
Também nesta 5ª feira (19.mar), o ministro André Mendonça, relator do inquérito sobre as fraudes no Master no STF, autorizou a transferência de Vorcaro da Penitenciária Federal de Brasília para uma cela na Superintendência da Polícia Federal na capital federal. O ex-banqueiro está em prisão preventiva desde 4 de março.
Com o termo confidencialidade, Vorcaro, a PGR e a PF se comprometeram a manter o absoluto sigilo sobre as tratativas para uma eventual colaboração.
A defesa de Vorcaro passou a contar com o advogado José Luis Oliveira Lima. Ele é conhecido por ter conduzido outros casos de delação premiada, como a de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, na Lava Jato.
O novo advogado se reuniu com Mendonça para iniciar as discussões sobre a delação premiada. Caso seja firmado o acordo, Vorcaro poderá receber benefícios em uma eventual condenação, desde que preste informações que sirvam para colher provas suficientes em uma denúncia da PGR.
O ministro assumiu o inquérito em 12 de fevereiro, após o colegiado se reunir e o ministro Dias Toffoli decidir deixar o caso.
Mendonça autorizou a 3ª fase da operação Compliance Zero, que determinou a prisão de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master.
Na decisão (íntegra – PDF – 384 kB), o ministro disse que Vorcaro “manteve atuação direta na condução de estratégias financeiras e institucionais relacionadas à instituição, participando de decisões voltadas à captação de recursos no mercado financeiro e à sua posterior alocação em estruturas de investimento vinculadas ao próprio conglomerado econômico”.
Segundo ele, elementos da investigação indicam que o banqueiro “participou da estruturação de modelo de captação de recursos mediante emissão de títulos bancários com remuneração significativamente superior à média de mercado, direcionando os valores obtidos para investimentos em ativos de maior risco e baixa liquidez, inclusive por meio de fundos de investimento em direitos creditórios nos quais o próprio Banco Master figurava como cotista”.
Segundo a PF, o esquema investigado apresenta 4 núcleos principais de atuação:
Além de Vorcaro, foram presos:





