A Volvo anunciou nesta 5ª feira (3.abr.2025) que aumentará a produção de veículos em sua fábrica na Carolina do Sul e adicionará um novo modelo à linha de montagem. A medida é uma resposta às tarifas de 25% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre automóveis importados.
O CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, afirmou que a empresa precisa agir rapidamente para reduzir os impactos da nova taxação. “Teremos que aumentar o número de carros que fabricamos nos EUA e, certamente, mover outro modelo para essa fábrica”, disse o executivo.
Atualmente, a planta da Volvo na Carolina do Sul produz os modelos elétricos EX90 e Polestar 3. A empresa estuda qual outro veículo será integrado à linha de produção. A unidade foi inaugurada em 2018, mas teve ajustes estratégicos devido a tarifas comerciais impostas durante o primeiro mandato de Trump.
Samuelsson, de 74 anos, reassumiu a liderança da Volvo neste mês, substituindo Jim Rowan. Sob a gestão de Rowan, a empresa reduziu suas metas de vendas e abandonou o objetivo de vender apenas veículos elétricos até o final da década. Agora, o novo plano busca reverter a queda de 66% no valor das ações da Volvo nos últimos 3 anos.
Li Shufu, presidente da Geely, controladora da Volvo, declarou que as mudanças no cenário global exigem novas estratégias para lidar com barreiras comerciais mais rígidas. Um plano de recuperação será apresentado nas próximas semanas para fortalecer a competitividade da Volvo no mercado norte-americano.