
“Vivenciando a Prática: Café” conecta estudantes à cadeia exportadora do produto
Iniciativa premiou alunos e professores da rede pública do Sul de Minas, valorizando a identidade regional e despertando vocações para o setor.
Iniciativa premiou alunos e professores da rede pública do Sul de Minas, valorizando a identidade regional e despertando vocações para o setor. A Exportadora de Café Guaxupé, associada ao Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), e a Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro, de Guaxupé (MG), concluíram a etapa piloto do Programa “Vivenciando a Prática: Café” de forma bem-sucedida, proporcionando aos 120 alunos e nove professores do 9º ano da instituição de ensino uma imersão no universo do agronegócio cafeeiro. Fruto da parceria entre o Cecafé, a Exportadora de Café Guaxupé e a associação De Olho no Material Escolar, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé, a etapa teve como objetivo aproximar os jovens da realidade da cadeia exportadora do café do Sul de Minas, valorizando a identidade local e ampliando horizontes profissionais. Durante a jornada, os estudantes assistiram a vídeos educativos sobre produção, torrefação e exportação de café e puderam vivenciar, na prática, esses conhecimentos em visita à Exportadora de Café Guaxupé. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});“Mais do que uma aula fora da escola, a experiência despertou memórias afetivas e reforçou o vínculo entre cidade e campo, revelando o papel do café na história, na cultura e na vida das famílias da região”, comenta Silvia Pizzol, diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Cecafé. O Sul de Minas Gerais é a maior região produtora de café no país, respondendo por 21,7% da colheita em 2025, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e Guaxupé tem sua economia profundamente ligada ao produto. O Brasil, maior produtor e exportador mundial da commodity, bateu recorde de exportação em 2024, com o embarque de 50,4 milhões de sacas a 116 países, segundo dados do Cecafé. Ao evidenciar essa relevância global, o projeto amplia as perspectivas dos estudantes, apresentando oportunidades profissionais em diversas áreas da cadeia produtiva cafeeira. Como forma de incentivar a reflexão crítica e a expressão escrita, o projeto promoveu um concurso de redação aos alunos. “As redações revelaram o café como parte essencial da vida desses jovens, muitos deles filhos de trabalhadores do setor, que registraram como a experiência despertou lembranças afetivas e conexões familiares profundas”, revela Nádia Fernandes Jacintho, diretora do Vivenciando a Prática. Em reconhecimento ao talento e à dedicação, foram premiados 12 alunos — os três melhores textos de cada turma — e os professores responsáveis pelas orientações dos estudantes. A cerimônia de premiação foi realizada na Exportadora de Café Guaxupé, onde os vencedores receberam tablets, kindles e smartwatches como forma de incentivo ao aprendizado e à valorização do esforço educacional.
![]()
Foto: Divulgação “O papel do educador foi fundamental para o sucesso da iniciativa, atuando como ponte entre o conhecimento técnico e a realidade dos estudantes. A valorização da escola pública e o envolvimento da comunidade refletem o ‘S’ do ESG, que representa o compromisso social das empresas. Além disso, o programa está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4 da (Organização das Nações Unidas) ONU, que trata da educação de qualidade. Ao promover aprendizado significativo e despertar vocações para o futuro, a iniciativa reforça a importância da parceria entre empresas e escolas para a transformação social”, destaca Flavia Barbosa, diretora executiva da Exportadora Guaxupé. O programa “Vivenciando a Prática: Café” é exemplo inspirador de como o segmento exportador de café do Brasil pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes, conectados com suas raízes e preparados para os desafios do amanhã. “A expectativa do Cecafé é realizar mais etapas do programa em regiões cafeeiras do Brasil a partir de 2026, em parceria com a associação De Olho no Material Escolar e seus exportadores associados”, conclui Silvia. Fonte: Cecafé VEJA TAMBÉM:
Embrapa e parceiros impulsionam agricultura sustentável na abertura da AgriZone COP30 Ibraoliva inicia tratativas para criação centro de pesquisa Carne de MT conquista destaque e paladares na maior feira de importação da China ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google NotíciasNão é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Por: Redação





