A edição do desta sexta-feira (26/12) viralizou nas redes sociais após um grave erro de geografia. Em uma reportagem sobre a onda de calor, o acabou confundindo as siglas do Paraná com a do Pará.
A matéria exibia o mapa do Brasil, com destaque em vermelho para os estados que estavam sendo afetados pelas altas temperaturas. No entanto, quando mostrou o local em que está localizado o Paraná, a sigla que apareceu era PA e não PR.

3 imagens


Fechar modal.

![Jornal Nacional Jornal Nacional]()
1 de 3 Jornal Nacional
![Equipe do jornalístico confundiu siglas de estados Equipe do jornalístico confundiu siglas de estados]()
2 de 3 Equipe do jornalístico confundiu siglas de estados Reprodução/TV Globo.
![Heraldo Pereira e Ana Paula Araújo. Heraldo Pereira e Ana Paula Araújo.]()
3 de 3 Heraldo Pereira e Ana Paula Araújo. Reprodução/TV Globo.
Outros estados que apareceram no mapa — Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina — tinham as siglas expostas corretamente.
Leia também
Nas redes sociais, a cena repercutiu e virou alvo de piadas dos internautas. “O Jornal Nacional criou o estado do PARÁ-NÁ”, brincou uma pessoa. “Alguém faltou na aula de geografia”, pontuou outro internauta.
“Estagiário sem supervisão a abreviação do estado do Paraná é PR”, ajudou uma pessoa na legenda de um post com o vídeo da reportagem. “Não sabia que o Pará (PA) ficava no sul hahaha”, brincou outro internauta.
Veja o momento:
Onda de calor impõe riscos à saúde de milhões de brasileiros
Mais de 1,2 mil cidades, em oito estados, estão sob alerta de grande perigo, por causa do calor, até a próxima segunda-feira.
Confira:
— Jornal Nacional (@jornalnacional)