Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que dois aviões do esquadrão acrobático da Força Aérea Francesa colidiram, nesta terça-feira, durante um teste no leste da França. Os dois pilotos conseguiram saltar de paraquedas e escaparam ilesos.
O ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, confirmou o acidente envolvendo dois Alpha Jet da Patrulha de França, que realiza voos de exibição. Lecornu informou que os serviços de emergência foram acionados e que houve coordenação entre os ministérios do Interior e da Defesa.
A colisão ocorreu às 15h35, horário local (14h35 em Lisboa), perto de uma base aérea. Após o impacto, os pilotos e um passageiro conseguiram ejetar-se e foram encontrados conscientes, conforme comunicado da Força Aérea Francesa.
O presidente da câmara de Saint-Dizier, cidade onde está localizada a base aérea onde ocorriam os testes, informou que os pilotos estavam bem e seguros após saltarem de paraquedas.
Imagens capturadas por testemunhas e compartilhadas nas redes sociais mostram seis aviões realizando manobras acrobáticas, com dois deles colidindo e começando a cair descontroladamente. Os vídeos estão disponíveis na galeria acima.
O plano Sater (Resgate Aero-Terrestre), que organiza a busca de aeronaves civis e militares utilizando meios aéreos, terrestres e radioelétricos, foi ativado, conforme fontes das autoridades à agência France-Presse.
A Patrulha de França, pertencente à Força Aérea Francesa, é conhecida por seus voos acrobáticos, onde os aviões soltam fumaça nas cores da bandeira nacional. Seus membros fazem parte da elite dos pilotos franceses.
Em agosto de 2024, dois pilotos da esquadrilha de caças Rafale da base aérea de Saint-Dizier morreram após a colisão de seus aviões em uma área arborizada.
Leia Também: Avião com destino a China volta aos EUA por piloto não ter passaporte
Leia Também: Piloto arromba porta após passageiro demorar muito tempo no banheiro