• Sábado, 9 de agosto de 2025

Vereadora quer Eduardo Bolsonaro "persona non grata" em SP

Keit Lima justifica proposta apresentada na Câmara Municipal dizendo que deputado feriu interesses nacionais.

A vereadora Keit Lima (Psol) protocolou na 6ª feira (8.ago.2025) um projeto de decreto legislativo para que a Câmara Municipal de São Paulo declare o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) persona non grata na cidade. 

A iniciativa é motivada pela atuação do congressista nos Estados Unidos, onde está desde fevereiro. Segundo Lima, o filho 03 de Jair Bolsonaro (PL) feriu interesses nacionais e princípios democráticos ao defender sanções contra autoridades brasileiras.

Persona non grata é um termo diplomático, originado do latim e que significa “pessoa não querida“, usado para declarar alguém indesejado em determinado país ou localidade. 

No universo diplomático, ser considerado “non grata” não equivale à expulsão ou qualquer outra medida de retirada compulsória do território nacional. Mas quem recebe o título perde seu status diplomático ou consular.

O projeto deverá tramitar nas comissões da Câmara Municipal antes de ser votado em plenário.

O Poder360 procurou Keit Lima e sua assessoria por e-mail e telefone para comentar a proposta, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso haja manifestação.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: