O varejo da cidade de São Paulo espera um Natal com vendas maiores em 2025, mas adotou estratégias mais cautelosas diante do cenário econômico. É o que mostra uma pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Segundo o levantamento, 60,5% das empresas disseram ter percebido aumento nas vendas em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2024. Considerando também os negócios que relataram queda, a alta média ponderada foi de 3%.
A expectativa para o fechamento do mês também é positiva. 79% dos empresários afirmaram esperar vendas maiores neste Natal em relação ao ano passado, percentual inferior ao de 2024, quando 82% estavam otimistas.
Apesar da melhora no movimento, as empresas adotaram um planejamento conservador. De acordo com a FecomercioSP, o varejo contratou menos funcionários temporários, segurou promoções e reduziu os estoques.
A pesquisa indica que 76% das empresas não contrataram trabalhadores temporários para o fim de ano. Entre as que contrataram — 23% do total —, a maioria manteve o mesmo número de vagas de 2024.
Os preços também ficaram mais contidos. Para 47% dos entrevistados, os valores praticados neste Natal estão no mesmo patamar do ano passado. Outros 45% afirmaram que os preços estão mais altos. Mesmo assim, 54% das empresas disseram não ter feito promoções, usando a manutenção de preços como estratégia para atrair consumidores.
Os estoques foram reduzidos. 59% dos empresários afirmaram ter menos mercadorias disponíveis para o Natal do que em 2024, indicando cautela diante das incertezas econômicas.
A FecomercioSP estima que o varejo paulista deve registrar crescimento de 4% no faturamento em dezembro, alcançando R$ 149,7 bilhões, o maior valor da série histórica iniciada em 2008. O ritmo, no entanto, é menor que o de dezembro de 2024, quando as vendas cresceram 7,3%.
No município de São Paulo, a projeção também é de alta de 4%, abaixo do avanço de 6,8% registrado no Natal do ano passado. Para todo o ano de 2025, a federação estima crescimento de 5% nas vendas do varejo paulista.
A pesquisa ouviu 200 empresas da capital paulista em dezembro de 2025.





