• Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Varejo espera mais vendas no Natal, mas adota cautela, diz FecomercioSP

Pesquisa mostra aumento no movimento de consumidores em São Paulo, mas empresas contrataram menos temporários, reduziram estoques e evitaram promoções.

O varejo da cidade de São Paulo espera um Natal com vendas maiores em 2025, mas adotou estratégias mais cautelosas diante do cenário econômico. É o que mostra uma pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Segundo o levantamento, 60,5% das empresas disseram ter percebido aumento nas vendas em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2024. Considerando também os negócios que relataram queda, a alta média ponderada foi de 3%.

A expectativa para o fechamento do mês também é positiva. 79% dos empresários afirmaram esperar vendas maiores neste Natal em relação ao ano passado, percentual inferior ao de 2024, quando 82% estavam otimistas.

Apesar da melhora no movimento, as empresas adotaram um planejamento conservador. De acordo com a FecomercioSP, o varejo contratou menos funcionários temporários, segurou promoções e reduziu os estoques.

A pesquisa indica que 76% das empresas não contrataram trabalhadores temporários para o fim de ano. Entre as que contrataram — 23% do total —, a maioria manteve o mesmo número de vagas de 2024.

Os preços também ficaram mais contidos. Para 47% dos entrevistados, os valores praticados neste Natal estão no mesmo patamar do ano passado. Outros 45% afirmaram que os preços estão mais altos. Mesmo assim, 54% das empresas disseram não ter feito promoções, usando a manutenção de preços como estratégia para atrair consumidores.

Os estoques foram reduzidos. 59% dos empresários afirmaram ter menos mercadorias disponíveis para o Natal do que em 2024, indicando cautela diante das incertezas econômicas.

A FecomercioSP estima que o varejo paulista deve registrar crescimento de 4% no faturamento em dezembro, alcançando R$ 149,7 bilhões, o maior valor da série histórica iniciada em 2008. O ritmo, no entanto, é menor que o de dezembro de 2024, quando as vendas cresceram 7,3%.

No município de São Paulo, a projeção também é de alta de 4%, abaixo do avanço de 6,8% registrado no Natal do ano passado. Para todo o ano de 2025, a federação estima crescimento de 5% nas vendas do varejo paulista.

A pesquisa ouviu 200 empresas da capital paulista em dezembro de 2025.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: