A campanha de lançamento da camisa 2026 da seleção brasileira resultou em memes e críticas nas redes sociais. Depois da repercussão sobre o uso do termo “Brasa”, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) afirmou na 5ª feira (26.mar.2026) que o uniforme principal terá apenas a palavra “Brasil” nos meiões.
Internautas publicaram memes associando o slogan “Vai, Brasa” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em algumas postagens, os 2 aparecem em montagens que ironizam o significado da expressão. Já outro vídeo usa uma música com o verso “a taxa do mundo é nossa”, em referência à discussão sobre impostos no país.
Eis algumas das publicações:


O presidente da confederação, Samir Xaud, disse à ESPN que a inscrição “Brasa” apareceu só em uma campanha de marketing da Nike para o período pré-Copa do Mundo 2026.
“Não vai ter ‘Brasa’’ no nosso uniforme principal. O nosso nome é ‘Brasil’, e isso é uma questão de respeito à nossa bandeira e à nossa identidade”, afirmou o dirigente.
Segundo Xaud, a atual gestão não participou de todas as definições da campanha publicitária. Disse que a iniciativa foi planejada na administração anterior e que a CBF aguardou a reação do público antes de se posicionar.
De acordo com ele, a versão inicial apresentada não incluía a inscrição nos meiões, embora a campanha publicitária já estivesse planejada. A confederação revisou o caso internamente antes de tomar a decisão.
“O nosso uniforme é o nosso manto, é o verde e amarelo, e não vai ter essa questão de ‘Brasa’”, declarou.





