• Quinta-feira, 17 de abril de 2025

UE suspende tarifas sobre produtos dos EUA até 14 de julho

As medidas aprovadas pelo bloco de 27 países, na 4ª feira, tem como alvo mais de 20 bilhões de euros em produtos dos EUA.

A Comissão Europeia informou no domingo (13.abr.2025) que suspenderá as tarifas sobre produtos norte-americanos até 14 de julho. A suspensão entra em vigor na 3ª feira (15.abr).

O bloco europeu tem como objetivo “dar uma chance às negociações”. A decisão se dá depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) anunciar uma pausa de 90 dias às tarifas “recíprocas” anunciadas por ele em 2 de abril.

“Se as negociações não forem satisfatórias, as medidas aprovadas pelo bloco entrarão em ação”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao anunciar a suspensão das tarifas. No total, as contramedidas suspensas da União Europeia correspondem a 21 bilhões de euros em exportações dos EUA.

Mesmo com a suspensão das tarifas, a União Europeia ainda estuda uma resposta sobre a taxa de 25% imposta em março sobre aço e alumínio. De acordo com von der Leyen, “o trabalho preparatório para novas contramedidas continua”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: