O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), voltou a defender que a Ucrânia se prepare para ceder parte de seu território à Rússia. A declaração foi feita por meio de um post na Truth Social.
Trump republicou a mensagem de uma usuária que afirmava: “A Ucrânia deve estar disposta a perder algum território para a Rússia, caso contrário, quanto mais longa for a guerra, mais território perderá”.
O compartilhamento ocorre depois da reunião bilateral de Trump com o presidente russo, Vladimir Putin (Rússia Unida), na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca, na 6ª feira (15.ago.2025). O encontro de cerca de 3 horas terminou sem qualquer acordo de cessar-fogo.
Trump disse que a conversa foi “muito produtiva” e sugeriu que novos encontros podem acontecer, inclusive em Moscou, conforme proposta de Putin.
O republicano conversará com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo), e líderes europeus na 2ª feira (18.ago.2025) na Casa Branca. Depois do encontro com Putin, havia declarado que conversaria com Zelensky e líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para tratar dos “avanços” da reunião, mas ressaltou que “não há um acordo até que haja um acordo”.
Putin, por sua vez, pediu que a Ucrânia e aliados europeus evitem “provocações e intrigas nos bastidores” e disse que é necessário preservar o “progresso emergente” nas negociações.