O porta-voz da presidência do Irã, Majid Farahani, afirmou à CNN que a diplomacia com seu país pode ser retomada se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ordenar a Israel que interrompa os ataques contra território iraniano. “O presidente Trump pode facilmente parar a guerra com apenas 1 telefonema para os israelenses”, disse.
Em resposta a jornalista norte-americanos, Trump declarou que é “difícil” atender ao pedido no momento, uma vez que, segundo ele, Israel estaria em vantagem. O ex-presidente afirmou: “Se alguém está vencendo, é um pouco mais difícil fazer isso do que se alguém está perdendo”.
O porta-voz iraniano afirmou que seu país não concordaria com a interrupção total do programa de enriquecimento nuclear, mas sinalizou possibilidade de concessões nessa área.
A declaração foi feita nesta 6ª feira (20.jun.2025), mesmo dia em que ministros das Relações Exteriores do Irã, França e Alemanha se reúnem em Genebra com o chefe de política externa da UE (União Europeia).
As negociações diplomáticas acontecem em um contexto de prazo estabelecido por Trump, que deu 2 semanas para negociações antes de decidir sobre possíveis ataques ao Irã.
“O Irã acredita no diálogo civil. Direta ou indiretamente, não importa”, afirmou Farahani.
Por sua vez, Trump afirmou que os Estados Unidos estão “prontos, dispostos e capazes” para dialogar, que mantém conversas com o governo iraniano e “verá o que acontece”.
ENCONTRO EM GENEBRA
Representantes da França, Reino Unido, Alemanha e União Europeia se reúnem em Genebra com autoridades iranianas para buscar uma saída diplomática para a crise entre Irã e Israel. A proposta do encontro partiu do próprio governo iraniano, depois das conversas com o grupo E3 —grupo formado por França, Alemanha e Reino Unido.
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que os países europeus elaboram uma proposta para uma saída negociada do conflito. Ele instruiu seu ministro das Relações Exteriores a elaborar a iniciativa em coordenação com “parceiros próximos”.
O ministro britânico David Lammy afirmou que há uma “janela de 2 semanas” para se alcançar uma solução pacífica. A tensão aumentou depois dos bombardeios israelenses a instalações nucleares do Irã no dia 12 de junho.