O presidente dos EUA, Donald Trump (republicanos), pediu no domingo (14.set.2025) que Israel seja cauteloso em relação ao Qatar, depois da operação israelense contra líderes do Hamas no país.
Segundo informações divulgadas nesta 2ª feira (15.set.2025) pelo site Euronews, a declaração quando Trump respondia a perguntas sobre os ataques israelenses de 9 de setembro em território catari.
“Minha mensagem é que eles precisam ser muito, muito cuidadosos. Eles precisam fazer algo contra o Hamas, mas o Qatar tem sido um grande aliado dos Estados Unidos”, afirmou Trump.
A operação de Israel tinha como alvo integrantes do Hamas em Doha. O ataque resultou em 6 mortes, sendo 1 oficial de segurança catari e 5 integrantes do grupo extremista, segundo relatos. A ação provocou apreensão sobre possíveis impactos nas negociações de cessar-fogo em Gaza, uma vez que EUA e Qatar atuam como mediadores.
Na 6ª feira (12.set.2025), Trump e o enviado especial norte-americano, Steve Witkoff, jantaram com o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Qatar, xeque Mohammed bin Abdulrahman al-Thani. Durante o encontro, o presidente americano descreveu o premiê catari como uma “pessoa maravilhosa”.