A secretária de imprensa dos Estados Unidos, Karoline Leavitt, disse nesta 5ª feira (17.jul.2025) que o presidente Donald Trump (Partido Republicano) não está tentando ser o “imperador do mundo”. A fala foi em resposta à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista à CNN norte-americana divulgada mais cedo.
Ao canal de notícias, Lula disse que Trump tenta interferir na soberania do Brasil ao notificar o país sobre a elevação das tarifas de importação com base na crítica ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Leavitt, no entanto, o aumento das taxas comerciais se deve às regulações digitais e à tolerância ao desmatamento no Brasil.
“Sabemos há anos que as regulamentações digitais e as fracas proteções de propriedade intelectual do Brasil minaram empresas dos Estados Unidos, e sua tolerância ao desmatamento ilegal e outras práticas ambientais colocam os produtores, fabricantes, agricultores e pecuaristas norte-americanos que seguem melhores padrões ambientais em desvantagem competitiva”, declarou a porta-voz da Casa Branca.
Leavitt não citou o nome de Bolsonaro ou o descontentamento de Trump com o julgamento da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado.