O presidente Donald Trump (Partido Republicano) decidiu impor uma taxa de US$ 100 mil para solicitações de vistos H-1B, usados por estrangeiros que vão trabalhar nos Estados Unidos em funções especializadas.
A medida busca limitar o uso desse tipo de autorização. O governo norte-americano afirma que “o abuso do H-1B deslocou trabalhadores dos EUA”, segundo informações publicadas nesta 6ª feira (19.set.2025) pela agência Reuters.
A demanda pelos vistos tende a superar a oferta disponível, o que leva o governo a utilizar um sistema de loteria para sua distribuição. No modelo, os candidatos são registrados eletronicamente, e, se for o caso, a seleção é feita aleatoriamente, com prioridade para quem tem mestrado ou doutorado nos EUA.
Com a nova taxa, espera-se uma redução significativa no número de solicitações. Trata-se de um esforço para impor controles mais rígidos à imigração, conforme as políticas da Casa Branca sob Trump.
Economistas afirmam que companhias do setor de tecnologia utilizam o programa para manter competitividade e expandir seus negócios.
O governo norte-americano distribui anualmente 65.000 vistos H-1B. Cada visto tem validade de 3 anos, com possibilidade de renovação por outros 3 anos.
Não se sabe quando a taxa entrará em vigor ou se haverá algum período de adaptação para as empresas, segundo a Reuters.