• Sábado, 13 de dezembro de 2025

Trump e Xi Jinping conversam por telefone sobre tarifas

Na última semana, os países de Trump e Xi trocaram acusações sobre o descumprimento do acordo de Genebra que travou a guerra comercial.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e o presidente da China, Xi Jinping (Pcch), conversaram por telefone nesta 5ª feira (5.jun.2025). O momento da chamada foi à noite na China e de manhã nos EUA. A informação é da agência de notícias chinesa Xinhua.

O tema da conversa não foi divulgado, mas quem iniciou a chamada foi a Casa Branca. O governo dos EUA informou na 2ª feira (2.jun) que os líderes teriam uma conversa. Na última semana, houve acusações de descumprimento do acordo de Genebra, firmado em 12 de maio e que travou a guerra comercial entre os países.

“O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone na 5ª feira com o presidente dos EUA, Donald Trump, a pedido deste último”, informou a agência chinesa, controlada pelo governo chinês.

Na 6ª feira (30.mai), Trump postou na Truth Social que a China “violou completamente” o acordo firmado com os EUA. O norte-americano não especificou de que forma o país asiático descumpriu o combinado, mas declarou: “Chega de ser o senhor bonzinho”.

Já na 2ª feira (2.jun), o Ministério do Comércio da China rebateu a declaração. O governo chinês informou que os norte-americanos, de forma unilateral, provocaram “novos atritos econômicos e comerciais, exacerbando a incerteza e a instabilidade das relações”.

O ministério citou como exemplo as seguintes medidas:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: