• Sexta-feira, 11 de abril de 2025

Trump e Musk defendem Marine Le Pen após condenação

Trump e Musk expressam apoio à líder da extrema-direita francesa, condenada por desvio de fundos.

Figuras dos Estados Unidos, incluindo o presidente Donald Trump, o vice-presidente JD Vance e o empresário Elon Musk, expressaram apoio nesta 6ª feira (4.abr.2025) a Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa. Le Pen foi recentemente condenada por desvio de fundos da União Europeia, o que a impede de concorrer nas eleições presidenciais francesas de 2027.

Le Pen, líder do partido Reunião Nacional (RN), recebeu uma sentença de 4 anos, com 2 a serem cumpridos em prisão domiciliar, e uma multa de 100 mil euros. A condenação também inclui uma proibição de 5 anos de concorrer a cargos públicos.

Trump comparou a situação de Le Pen à sua, criticando o uso de processos judiciais como ferramenta política. Em sua plataforma Truth Social, declarou: “A caça às bruxas contra Marine Le Pen é outro exemplo de esquerdistas europeus que usam lawfare para silenciar a liberdade de expressão e censurar seu oponente político. É o mesmo ‘manual’ que foi usado contra mim.”

JD Vance citou o que considera abusos democráticos na Europa, especialmente contra partidos de extrema-direita. Em declaração à Newsmax, Vance criticou a tentativa de impedir que esses partidos assumam cargos. Elon Musk, por sua vez, reforçou o apoio a Le Pen, repostando a mensagem de Trump em sua plataforma X, com a frase: “Libertem Le Pen!”.

Le Pen acusou o judiciário francês de provocar uma crise democrática ao barrar sua candidatura em 2027 e convocou um protesto em Paris no domingo (6.abr.2025). Anteriormente, ela havia declarado apoio à inelegibilidade permanente para políticos condenados por desvio de recursos públicos. Em entrevista ao jornal Le Parisien, argumentou que seu caso era diferente.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: