• Quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Trump diz que relação entre EUA e Reino Unido é eterna

Em discurso durante jantar no Castelo Windsor, republicano elogiou o rei Charles 3º e reforçou a aliança histórica entre os países.

Em jantar a convite do rei Charles 3º, do Reino Unido, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), reforçou nesta 4ª feira (17.set.2025) o laço histórico entre os 2 países, chamando a aliança de “eterna” e “mais que especial”. Trump disse que os 2 países estão unidos pela história, idioma, cultura, tradição e destino e que precisam “defender essa herança excepcional”.

É a 2ª visita de Estado do norte-americano ao país europeu, fato inédito para presidentes dos EUA. Trump disse que a visita é um “privilégio singular” e uma das “maiores honras de sua vida”. Ele ainda brincou que espera ser o único presidente com esse feito.

Em seu discurso, o líder dos EUA citou uma carta em que o rei mencionava estar “motivado por um desejo desesperado de devolver os grandes à Grã-Bretanha”. Trump elogiou o monarca ao dizer que “não há ninguém que tenha respondido a essa missão” como ele. 

Charles parabenizou os esforços do norte-americano em “achar soluções para os conflitos mais difíceis do mundo”. Trump também declarou que seu país estava “muito doente há 1 ano” e que hoje é o “país mais vibrante do mundo”, dizendo que os EUA devem muito ao Reino Unido.

A agenda política de Trump no Reino Unido tem seu ponto alto na 5ª feira (18.set), em reunião bilateral com o primeiro-ministro Keir Starmer (Partido Trabalhista, centro-esquerda). O compromisso será em Chequers, residência de campo oficial do governo britânico.

Trump e Starmer têm uma relação boa, apesar da divergência ideológica. O trabalhista foi o 1º a fechar um acordo comercial com o republicano para reduzir as tarifas comerciais anunciadas pela Casa Branca em abril. Agora, Downing Street espera incrementar esse acordo com taxas menores para aço e alumínio.

O encontro também deve incluir ações conjuntas de suporte à Ucrânia na guerra contra a Rússia e avanços em tratados voltados para a cooperação em tecnologia e energia nuclear. Trump retornará a Washington D.C. ainda na 5ª feira (18.set) e completará 18 dias fora do país neste 2º mandato. Eis as viagens internacionais do republicano em 2025:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: