Trump diz que ONU não está ajudando a resolver a guerra na Ucrânia
A ONU atravessa uma crise financeira devido à falta de pagamento de contribuições de diversos países
O presidente dos Estados Unidos, , disse neste domingo (28/12) que a (ONU) não estão ajudando na resolução do conflito na Ucrânia. A fala se deu horas antes do encontro do líder norte-americano com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, na Flórida.
“Com todas as guerras e conflitos que resolvi e interrompi nos últimos onze meses, OITO, talvez os Estados Unidos tenham se tornado as VERDADEIRAS Nações Unidas, que prestaram muito pouca assistência ou ajuda em qualquer um deles, incluindo o desastre que está acontecendo atualmente entre a Rússia e a Ucrânia”, escreveu Trump no Truth Social.
Leia também
Situação na ONU
A ONU atravessa uma crise financeira devido à falta de pagamento de contribuições de diversos países, incluindo o maior contribuinte e, por extensão, o maior devedor — os Estados Unidos, que devem mais de 3 bilhões de dólares.
Nesse contexto, demissões em massa estão em curso e programas humanitários estão sendo reduzidos. Medidas de contenção de gastos também estão sendo adotadas na sede: os preços dos refeitórios foram aumentados, enquanto alguns foram completamente fechados.
Encontro com Zelensky
Esta é a quarta vez que Zelensky vai ao encontro do republicano em busca de garantias de segurança à Kiev. A reunião mais tensa aconteceu em fevereiro, quando os dois tiveram um intenso bate-boca no Salão Oval.
Trump e o JD Vance chegaram a elevar o tom contra o ucraniano acusando-o de dificultar um acordo de paz com a Rússia. Trump afirmou que Zelensky “não tinha as cartas na mão” e o acusou de “apostar com a Terceira Guerra Mundial”.
Por: Metrópoles





