O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 3ª feira (4.nov.2025) que gostaria que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), comparecesse à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) – que vai do dia 10 ao 21 de novembro. O governo norte-americano não participará da Cúpula de Líderes da conferência, marcada para estas 5ª feira (6.nov) e 6ª feira (7.nov). O encontro servirá como preparativo para a COP30.
“Eu, sinceramente, queria que o Trump viesse aqui. Eu queria que ele viesse pra ele ver o que é floresta. Se ele comer uma maniçoba [prato típico do Pará, feito com a folha da mandioca. Deve ser cozido por 7 dias para eliminar toxinas], ele nunca mais vai ter mau humor. Nunca mais”, disse Lula em entrevista à AP.
O petista disse ainda que “insistiu” para que o governo estadunidense fosse a Belém para participar do evento. “Eu insisti para eles virem aqui, eu insisti. Vá conhecer a Amazônia, cara. Você vai perceber que o humor da gente fica maravilhosamente bom. Você fica com um humor muito melhor”, declarou.
Além de Trump, o presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), e o da China, Xi Jinping (PCCH), também não comparecerão à conferência. Segundo o governo chinês, o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang representará o país.
Sobre as ausências, Lula afirmou que já participou de muitas edições da conferência e que nem sempre os principais líderes estão presentes. Destacou, contudo, que a reunião terá ampla participação internacional.
“Nós temos a participação de 53 chefes de Estado […] Temos 46 ministros que vão participar e nós temos por volta de 19 organismos internacionais, além de vários embaixadores que vêm para apresentar o seu país. É uma representação forte”, disse Lula.





