• Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Trump concede a mais alta honraria civil dos EUA a Kirk

Ativista de direita morto em setembro faria 32 anos na 3ª feira (14.out); viúva recebe Medalha Presidencial da Liberdade.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), concedeu postumamente ao ativista de direita Charlie Kirk a maior honraria civil do país, a Medalha Presidencial da Liberdade. Morto em 10 de setembro enquanto participava de um evento na Utah Valley University, Kirk faria 32 anos na 3ª feira (14.out.2025).

“Estamos aqui para homenagear e lembrar um guerreiro destemido pela liberdade, um líder amado que galvanizou a próxima geração como ninguém jamais viu antes, e um patriota norte-americano da mais profunda convicção, da mais alta qualidade e do mais alto calibre, o falecido e grande Charlie Kirk”, disse Trump. “Há 5 semanas, nossa nação foi roubada deste campeão extraordinário”, declarou.

A cerimônia foi realizada no Roseiral da Casa Branca, com a presença de Erika Kirk, viúva do ativista, que recebeu a homenagem das mãos de Trump e fez um discurso de cerca de 15 minutos sobre o legado do marido. Ela agradeceu ao presidente por “fazer desse evento uma prioridade em meio ao processo de paz no Oriente Médio” e citou o trabalho feito pela equipe TPUSA (Turning Point USA), afirmando que a missão da organização não morreu junto com Charlie.

Erika disse ter perguntado à filha de 3 anos o que ela gostaria de dizer ao pai no aniversário dele. “‘Quero te dar um bicho de pelúcia. Quero que você coma um bolinho com sorvete. E quero que você faça uma surpresa de aniversário. Eu te amo’, foi o que ela disse”, declarou Erika.

Assista ao vídeo do discurso de Erika Kirk:

Charlie Kirk (1993-2025) foi assassinado em 10 de setembro, aos 31 anos. Foi atingido por um tiro no pescoço disparado a cerca de 180 metros de distância. Seu corpo foi levado para o Arizona no dia seguinte no Air Force Two, designação dada ao avião que transporta o vice-presidente dos Estados Unidos.

Nascido em 14 de outubro de 1993 em Arlington Heights, a cerca de 300 km de Springfield, capital de Illinois, Kirk cresceu em Prospect Heights, na região metropolitana de Chicago.

Em 2012, durante a reeleição de Barack Obama (Partido Democrata), Kirk criou a Turning Point USA, organização voltada a falar com jovens nas universidades. A organização teve um papel importante na eleição de Trump em 2024 ao ajudar a registrar dezenas de milhares de novos eleitores.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: