Trump assina ordem criando forças-tarefas sobre cadeia de alimentos
Novas forças-tarefas serão criadas pelo Departamento de Justiça e pela Comissão Federal de Comércio
O presidente divulgou, nesse sábado (6/12), uma ordem executiva determinando que o Departamento de Justiça e a Comissão Federal de Comércio investiguem toda a cadeia de abastecimento alimentar dos Estados Unidos. A decisão se dá para buscar possíveis práticas anticoncorrenciais e combinação de preços, especialmente por empresas controladas por entidades estrangeiras.
No documento, Trump ordena forças-tarefas em ambos os órgãos, Departamento de Justiça e a Comissão, responsáveis por examinar setores como processamento de carne, sementes, fertilizantes e equipamentos. Segundo o texto oficial da , a intenção é verificar se o comportamento de grandes empresas está elevando artificialmente o custo dos alimentos e se o controle estrangeiro em partes da cadeia representa ameaças à segurança nacional ou econômica.
Leia também
“Minha administração atuará para determinar se o comportamento anticoncorrencial, especialmente por parte de empresas controladas por estrangeiros, aumenta o custo de vida dos americanos e para lidar com qualquer ameaça associada à segurança nacional nas cadeias de abastecimento alimentar”, diz a ordem.
Conforme Trump, é esperado que as forças-tarefas informem os líderes do Congresso, conforme permitido por lei, sobre o andamento das atividades, apresentando um resumo do progresso alcançado pela ordem dentro de seis meses a partir da divulgação do documento, sem revelar dados sigilosos ou detalhes de ações em andamento.
O presidente, no mês passado, sobre a atuação das maiores empresas de processamento de carne que atuam no país. De acordo com Trump, os frigoríficos estariam elevando artificialmente os preços da carne bovina por meio de conluio e manipulação de mercado.
Por: Metrópoles





