• Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Trump afirma que Índia deixará de comprar petróleo russo

Sem entrar em detalhes, presidente dos EUA diz que a interrupção não deverá ser imediata.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse na 4ª feira (15.out.2025) que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Partido Bharatiya Janata, direita), teria lhe garantido que deixará de comprar petróleo da Rússia, embora a medida ainda leve tempo. As informações são da CNBC.

[Modi] me garantiu hoje que eles não comprarão petróleo da Rússia. Essa é uma grande interrupção”, disse Trump a jornalistas, no Salão Oval da Casa Branca. “Agora precisamos fazer com que a China faça o mesmo”, completou.

Trump declarou também que está insatisfeito com as compras de petróleo bruto russo pela Índia, pois isso permite que a Rússia continue travando a sua “guerra ridícula” na Ucrânia. Sem entrar em detalhes sobre um possível cronograma, o presidente norte-americano disse que a interrupção não seria imediata e que haveria “um pequeno processo”.

Segundo a CNBC, o Ministério das Relações Exteriores da Índia afirmou em 10 de outubro que as decisões do país sobre importação de petróleo são motivadas por esforços para proteger os consumidores, assegurando o fornecimento e preços estáveis ​​de energia.

A prioridade do ministério era “salvaguardar os interesses do consumidor indiano em um cenário energético volátil”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Randhir Jaiswal, em um comunicado.

Jaiswal afirmou que a Índia busca há anos expandir o comércio de energia com os EUA. “Isso tem progredido de forma constante na última década”, disse ele, acrescentando que “o atual governo demonstrou interesse em aprofundar a cooperação energética com a Índia. As discussões estão em andamento”.

Trump impôs tarifas adicionais de 25% à Índia em agosto, elevando o imposto total para 50%.

A Índia é um dos maiores compradores de petróleo russo. De acordo com a CNBC, dados da empresa de pesquisa Kpler mostram que a Rússia exporta cerca de 3,35 milhões de barris de petróleo bruto por dia, com a Índia consumindo cerca de 1,7 milhão e a China, 1,1 milhão.

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: