Tyler Robinson, 22 anos, foi preso nesta 6ª feira (12.set.2025) como principal suspeito do assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, 31 anos. A prisão ocorreu depois que familiares e amigos do jovem o entregaram às autoridades. Kirk, influenciador republicano e aliado do presidente Donald Trump, foi baleado no pescoço na 4ª feira (10.set.2025) durante palestra na Universidade Estadual de Utah Valley.
O governador de Utah, Spencer Cox, confirmou a prisão e agradeceu aos parentes do suspeito. “Queria agradecer à família de Tyler Robinson. Vocês fizeram a coisa certa”, disse durante o anúncio oficial.
Robinson foi localizado a cerca de 400 quilômetros da universidade onde o crime aconteceu. Segundo o diretor-geral do FBI, Kash Patel, as buscas duraram 33 horas até a captura do suspeito.
De acordo com informações divulgadas pelo governador, Robinson não era estudante da Utah Valley e teria se dirigido ao local no dia da apresentação. Após efetuar o disparo, trocou de roupa e fugiu a pé, de acordo com Cox.
O jovem havia confessado o crime a pessoas próximas, que alertaram sua família. Além disso, amigos relataram à polícia que, dias antes do ataque, Robinson mencionou que Kirk estaria em Utah para uma palestra e demonstrou aversão ao ativista.
As autoridades também encontraram mensagens nas redes sociais do suspeito com referências ao uso de fuzis e munições. Cox afirmou que as evidências mostram que Robinson agiu sozinho no planejamento e execução do crime.
Patel informou que o suspeito está sendo interrogado e que o FBI conduz investigações para confirmar se Robinson é o autor do crime, mas o FBI conduz investigações adicionais, embora já tenham sido encontrados indícios físicos que apontam para sua responsabilidade.