Suplemento de ora-pro-nóbis: médica defende que folha funciona melhor
Produtos feitos à base de ora-pro-nóbis foram proibidos pela Anvisa, mas especialistas lembram que versão in natura é melhor para a saúde
Nessa quarta-feira (2/4), a . A justificativa é que a planta não está na lista de ingredientes autorizados para uso em suplementos alimentares.
A planta, muito comum no Brasil, porém, é amplamente consumida in natura — inclusive, o do que o suplemento em pó. Versátil, a ora-pro-nóbis pode ser consumida crua ou cozida, como parte de saladas, sucos e chás.
“Enquanto nutricionista, priorizo sempre o alimento original. É possível obter os macro e micronutrientes também por outros alimentos em um cardápio balanceado”, afirma a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Ela lembra que o melhor argumento a favor do consumo das folhas de ora-pro-nóbis é o alto teor de fibras: elas ajudam na digestão, evitam a prisão de ventre e contribuem para a sensação de saciedade e o emagrecimento.
Benefícios da ora-pro-nóbis
Fortalecimento do sistema imunológico.
Melhora da saúde óssea.
Prevenção da diabetes.
Diminuição do colesterol.
Melhor funcionamento do intestino.
Auxilia na perda de peso.
Prevenção de anemia.
Evita o envelhecimento precoce.
Acelera o metabolismo.
Contribui para a saúde dos olhos.
A ora-pro-nóbis é rica ainda em proteínas, fibras, vitaminas A, C e do complexo B, e minerais como cálcio, ferro e fósforo. A nutróloga Barbara Liz, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), explica que o melhor jeito de conseguir os nutrientes é consumir a folha in natura.
“As cápsulas podem ser uma opção prática para complementar a dieta, mas não substituem os alimentos frescos, que fornecem uma combinação mais equilibrada de nutrientes, fibras, e outras substâncias bioativas que auxiliam na absorção”, afirmou, também em entrevista anterior ao Metrópoles.
As folhas de ora-pro-nóbis são ricas em fibras
Como consumir ora-pro-nóbis
As, saladas e massas, por exemplo. O chá de ora-pro-nóbis também é uma opção popular: basta colocar de três a cinco folhas em infusão em 300 mL de água por cerca de 10 minutos.
Siga a editoria de e no e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Por: Metrópoles