O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu 3.357 pedidos de pessoas interessadas em acompanhar presencialmente o julgamento dos réus do núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado, a partir de 2 de setembro. Fazem parte do grupo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 7 aliados.
As inscrições foram abertas na semana passada pela Corte e estavam disponíveis para o público em geral e advogados dos réus dos demais 3 núcleos da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República). Apesar do grande número de inscritos, só os primeiros 1.200 pedidos de inscrição serão atendidos devido à limitação de espaço.
Os inscritos vão acompanhar o julgamento na sala da 2ª Turma da Corte, por meio de um telão, e não poderão ficar na 1ª Turma, onde o julgamento será realizado. O espaço será destinado aos advogados dos réus e aos profissionais de imprensa.
Dessa forma, foram disponibilizados 150 lugares para cada uma das oito sessões de julgamento, marcadas para 2, 9, 10 e 12 de setembro. O Supremo entrará em contato com os contemplados e enviará um e-mail para informar o dia e horário de comparecimento.
A Corte também recebeu 501 pedidos de credenciamento de profissionais da imprensa nacional e internacional interessados em cobrir o julgamento.
Com informações de Agência Brasil.