As inundações e deslizamentos de terra em 4 países asiáticos: Sri Lanka, Indonésia, Malásia e Tailândia, já causaram mais de 1.150 mortes, segundo a Al Jazeera.
Sri Lanka e Indonésia, os países mais afetados, mobilizaram nesta 2ª feira (1.dez.2025) suas forças militares para auxiliar sobreviventes. Os governos enviaram navios e helicópteros para realizarem os resgates.
Somente na Indonésia, 604 pessoas morreram e ao menos 470 seguem desaparecidas. É o número mais alto de vítimas em um desastre natural no país desde o terremoto e posterior tsunami de 2018, que matou mais de 2000 pessoas.
No Sri Lanka, 366 pessoas morreram e outras 366 estão desaparecidas, segundo autoridades da ilha. O governo solicitou auxílio internacional –diferentemente da Indonésia. É o pior desastre natural no país desde o tsunami de 2004, que matou ao menos 31.000 pessoas.
A região sofre com temporadas de monções, que tradicionalmente trazem precipitações intensas. Especialistas apontam que, com as mudanças climáticas, os padrões dessas tempestades têm sido alterados, em frequência e intensidade. Além disso, raras tempestades tropicais agravaram os efeitos.
Veja imagens:





