O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta 3ª feira (15.jul.2025) que “só vão saber no último dia” quem ele apoiará para a Presidência em 2026. Ele voltou a dizer que pretende se candidatar em 2026.
Em 2023, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o tornou inelegível por 8 anos. Bolsonaro afirmou, porém, que fará um pedido de registro de candidatura no ano que vem e que a Corte Eleitoral “decide”.
Bolsonaro declarou também que “cada partido deveria lançar seu candidato no 1º turno” do pleito de 2026.
O ex-chefe do Executivo afirmou já ter conversado com os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO). Os 3 são cotados para tentar o Planalto em 2026.
Essas declarações foram dadas durante uma entrevista ao vivo nesta 3ª feira (15.jul) e transmitida no canal do YouTube deste jornal digital para as jornalistas Simone Kafruni, secretária de Redação assistente, e Mariana Haubert, editora sênior.
Para assistir à entrevista completa, acesse o canal do Poder360. Assista à íntegra:
Bolsonaro falou ao Poder360 1 dia depois de a PGR (Procuradoria Geral da República) pedir sua condenação por tentativa de golpe de Estado.
Para Paulo Gonet, Bolsonaro deve ser condenado pelos crimes de liderar organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado. Leia a íntegra da denúncia (PDF – 5 MB).
A PGR pediu também a condenação de outros 7 réus:
Saiba mais: